Anunciada em 2007, quando recebeu em doação da Prefeitura uma área para a construção de um complexo em Guarulhos, o Sesc finalmente anuncia o início da construção do empreendimento para a próxima segunda-feira, dia 8, feriado em que se comemora a fundação do município.
Dirigentes o Serviço Social do Comércio (Sesc) se reuniram com o prefeito Sebastião Almeida (PT), nesta quarta-feira, para fazer o anúncio. Sem obras vultuosas para inaugurar, o chefe do Executivo apresenta a iniciativa da entidade como uma de suas principais realizações para as festividades do aniversário de Guarulhos.
O complexo cultural e esportivo ficará localizado na Vila Barros, em área de 30 mil m². O equipamento vai dispor de área para ginásio de esportes, campo de futebol, piscina aquecida e coberta, piscinas externas, biblioteca, centro de formação musical, garagem, espaço infantil e consultórios odontológicos. A previsão para a conclusão da obra é de 40 meses.
A área de 22.415 m² doada pela prefeitura, em 2007, abrigava a Arena Esportiva Osvaldo de Carlos. A unidade de Guarulhos será a primeira edificação do Sesc no Estado a obter a certificação Leed, um selo de sustentabilidade, o que significa que o projeto atende a uma série de especificações que contemplam questões como economia de energia, reaproveitamento de água, áreas permeáveis, utilização de materiais e procedimentos que não provoquem impacto ambiental, entre outros. Criada há mais de uma década nos Estados Unidos, a certificação Leed é considerado o principal selo para edificações do Brasil.
O projeto para a obra também foi o primeiro feito pelo Sesc por meio de concurso de arquitetos. O ganhador foi a proposta enviada pelos arquitetos Renato Dal Pian e Lilian de Almeida Dal Pian.