Cidades

Após solicitação do Papa, Diocese de Guarulhos cria comissão para apurar pedofilia

Apesar de nenhuma denúncia de pedofilia contra membros das igrejas católicas de Guarulhos...

Apesar de nenhuma denúncia de pedofilia contra membros das igrejas católicas de Guarulhos, foi criado no município a  Comissão para a Tutela dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. O Decreto foi publicado no último domingo, 05/04, pelo Bispo Diocesano de Guarulhos Edmilson Amador Caetano. A medida solicitada pelo Papa Francisco, em maio de 2019, aconteceu após diversas denúncias, em todo mundo, e determina regras que estabelecem novos mecanismos para a tutela dos menores e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Não houve nenhuma denúncia em Guarulhos, esta comissão tem que existir por determinação do Papa e está criada. O próximo passo é nomear os membros. E espero nunca precisar usar esta comissão” explicou o Bispo. 

Nossa equipe conversou com padre Weber Galvani, que explicou mais como deve funcionar a comissão, que tem como objetivo criar um ambiente de proteção para crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. “O objetivo é que igreja seja um lugar de proteção e que elas criem o hábito de conseguirem perceber situações de perigo que eles possam passar até mesmo fora da igreja” explicou.   

Caso a comissão receba uma denúncia, o grupo formado por um um padre, um psicólogo, um especialista em direito canônico e uma irmã religiosa, avaliará as informações e encaminhará para o Bispo, que pode fazer uma denúncia formal à Justiça. No caso de um crime cometido por um clérigo, a denúncia é encaminhada a Santa Sé – jurisdição eclesiástica da Igreja Católica, em Roma.

As denúncias são sigilosas e podem ser feitas através do e-mail [email protected]. Apenas os membros da comissão tem acesso ao conteúdo. 

Posso ajudar?