Começou nesta quarta-feira, 21/03, na Vila Rio de Janeiro, os testes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) para buscar soluções que resolvam o trânsito caótico da região que abrange as avenidas Salgado Filho e Benjamin Harris Hunicutt e ruas do entorno (veja detalhes das intervenções abaixo).
Mas estes são apenas os primeiros testes a serem realizados pela secretaria. “Nós recebemos reclamações de moradores de vários bairros da cidade. Muitas demandas não são possíveis de serem realizadas. Outras, no entanto, a gente precisa de dados para ter certeza”, apontou o secretário em exercício (o titular Giuliano Locanto está de licença) Ticiano Neves ao GuarulhosWeb.
“Nós decidimos adotar uma postura de ouvir as demandas, discutir internamente com nossos engenheiros e técnicos e realizar testes práticos. Assim, a gente consegue se aproximar mais de possíveis soluções”, afirmou.
Ticiano apontou quatro outros gargalos do trânsito da cidade que devem passar por testes nos próximos meses. Confira:
Vila Augusta
A Rua Santa Izabel, na Vila Augusta, recebeu vários empreendimentos residenciais nos últimos anos. Com o aumento do movimento, foi questão de tempo para a via de mão dupla apresentar tráfego pesado e muitos transtornos para motoristas e pedestres. Uma solução paliativa foi adotada em 2017: o trecho no qual se encontra a maior parte dos condomínios se tornou via de mão única, no sentido Avenida Guarulhos. Mas isso não parece ter resolvido o problema.
“Esta região vai precisar de estudos para uma solução. Do jeito que está não dá”, disse Ticiano.
Entrada de Guarulhos pelo km 225 da Dutra, sentido RJ
Os motoristas que acessam a cidade pela saída 225 da Via Dutra (no sentido RJ), logo depois do Auto Shopping, encontram filas imensas, principalmente nos horários de pico. A descida da Rua Anton Philips leva os veículos a uma “ilha” que abriga, hoje, uma loja de móveis. Tanto quem precisa acessar a Avenida Guarulhos no sentido Ponte Grande quanto quem precisa ir no sentido Centro é obrigado a enfrentar o contorno dessa “ilha” e o mesmo semáforo.
“Ali, nossos testes serão possíveis assim que uma obra de drenagem for concluída na rua de trás da C&C [hipermercado de materiais de construção]”, explicou o secretário em exercício. Segundo ele, depois dessa obra os testes farão os motoristas que precisam acessar a Avenida Guarulhos no sentido Centro acessarem a cidade pela pista local da Dutra, depois da saída 225 e antes da outra loja de materiais de construção, a Telhanorte, pela Rua Soldado Antônio Martins Oliveira. “Eles contornarão a C&C e entrarão na Avenida Guarulhos à direita, já depois da ‘ilha’, sob a Via Dutra”, apontou. O caminho atual, pela Anton Philips, será exclusivo para quem segue no sentido Ponte Grande durante os estudos.
Gopoúva
Recentemente o GuarulhosWeb publicou matéria com moradores da região do Gopoúva reclamando sobre o complicado trânsito no cruzamento da Avenida Emílio Ribas com a Rua Cônego Valadão, ao lado do Saae, e o reflexo negativo no tráfego da Rua Dr. José Maurício de Oliveira. Este é outro local que deve ser alvo de testes da STT, segundo o secretário em exercício Ticiano Neves.
“Ali temos muito volume de veículos, ônibus e caminhões em todos os sentidos das avenidas principais. Penso que podemos desafogar a José Maurício, que é estreita e tem condomínio entregue recentemente, utilizando melhor o trecho da Cônego Valadão que fica entre o cruzamento com a Emílio Ribas e a Praça Flavio Fogaça, no começo da Rua Mãe dos Homens”, explicou. A ideia seria tornar mão dupla de direção esse pequeno trecho da Cônego Valadão, retirando o tráfego da José Maurício, única opção tanto para quem quer acessar a Emílio Ribas no sentido bairro quanto no sentido centro.
Avenida JK
No Bonsucesso também há gargalo de tráfego que deve passar por testes. Segundo Ticiano, o projeto do Trevo de Bonsucesso prevê intervenções menores complementares. “Está prevista uma ciclovia ligando os dois lados da Dutra e um corredor de ônibus. No entanto, a gente pode realizar um estudo para resolver o tráfego pesado na Avenida Juscelino Kubitscheck, em frente ao Shopping Bonsucesso, até todo o projeto do Trevo ser concluído”, disse.
Ali, a iniciativa prevê priorizar o transporte público no trecho da JK entre o Terminal Pimentas e o Trevo de Bonsucesso. O tráfego de veículos será deslocado, durante os testes, para a Estrada da Água Chata, atrás do shopping. “Depois de concluir todas as obras, a JK já terá um corredor exclusivo para ônibus e poderemos devolver a via para o tráfego de veículos leves”.
O que está valendo nesses três dias na Vila Rio
Enquanto os outros gargalos não recebem os testes, a STT iniciou os estudos na região da Vila Rio. Agentes da pasta estarão no local nos próximos três dias, medindo o resultado. Depois, novas conversas serão realizadas com moradores e comerciantes para avaliar os dados e decidir sobre a alteração definitiva ou pela manutenção da situação atual.
Nesta região, foram alterados os sentidos de direção de algumas vias, além da implantação de mão dupla nas avenidas Salgado Filho e Benjamin Harris Hunicutt, em trechos onde elas têm apenas um sentido.
Na Salgado Filho, a mão dupla valerá entre a Rua Itaúna do Sul e a Rua Jovita. E, na Benjamin Harris Hunicutt, entre as ruas Lions e Luisa Rosa Cunha. A rua Lions terá inversão na mão de direção, enquanto na Luiza Rosa Cunha haverá a proibição de trânsito de caminhões.
Além disso, quem estiver na Salgado Filho, no sentido do Centro, não poderá virar à esquerda na Rua Pirapora do Bom Jesus. Já os motoristas que vierem pela Pirapora do Bom Jesus, ao chegarem à Salgado Filho só poderão entrar à direita, onde haverá um semáforo com amarelo piscante.
Os testes também envolvem o entorno da região. Quem está no sentido centro da Avenida Bartholomeu de Carlos, por exemplo, não poderá acessar a Salgado Filho à esquerda, depois do Parque Shopping Maia. Esses motoristas terão que seguir em frente, entrar à direita na Praça Ercílio Ulian, contorna-la e descer a Avenida Suplicy para pegar a Salgado Filho no sentido bairro.
Outras duas mudanças durante os testes são: impedimento de seguir pela Rua Pirapora do Bom Jesus no sentido Jardim Santa Clara ou acessar a Avenida Nova América após a rotatória (o motorista precisará entrar à direita na Avenida Francisco Morato e voltar em direção à rotatória pela Rua Ferdinando Paluan); e mão única de direção na Avenida Jovita, no sentido Jardim São Paulo, entre a Salgado Filho e a Rua Ivatuba.