A grande procura por máscaras cirúrgicas causou uma falta do insumo. O uso do Equipamento de Proteção Individual é indicado para paciente com resultado positivo para o coronavírus, pessoas que precisam ter contato com pacientes ou estão em locais de risco e profissionais da área da saúde. Por este motivo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou que a população utilize máscaras de tecido, que podem ser confeccionadas em casa.
O uso das máscaras de tecido também exige cuidados. É importante não tocar no tecido sem antes higienizar as mãos, trocar a máscara sempre que tossir ou espirrar, lavar o tecido com água sanitária e deixar secar ao sol.
O GuarulhosWeb ajuda a confeccionar uma máscara de tecido em casa. Para a produção é preciso um tecido e dois elásticos de cabelo. Confira:
O ministro orientou que cada pessoas tenha até cinco máscaras de tecido e cuide do equipamento individual. “Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta agora ficar lamentando que a China não está produzindo. Nós vamos ter de criar as nossas armas e serão aquelas que nós tivermos” disse Mandetta, em coletiva nesta quarta-feira, 1º/04.
Apesar de indicar o uso das máscaras de tecido, o ministro lembrou que o isolamento social ainda é a melhor prevenção. Manetta lembrou que outros equipamentos como luvas e álcool em gel também estão em falta. “Hoje, nós estamos muito preocupados com a regularização de estoque desses equipamentos” informou.