Cidades

Apresentação de artes fecha semana de Luta pela Pessoa com Deficiência

Esta sexta-feira 27, aconteceu o encerramento da semana de Luta pela Pessoa com Deficiência, no Anfiteatro da FIG, localizado na rua Dr. Sólon Fernandes, 155 - Vila Rosália.

O evento contou com apresentação de música e dança dos alunos de diferentes entidades de Guarulhos, que trabalham no apoio a pessoas com algum tipo de deficiência. A semana de atividades teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância das leis e de políticas públicas, a fim de promover a efetiva participação da pessoa com deficiência nos diferentes espaços urbanos.



Durante a iniciativa, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, foram realizadas palestras para empresários, familiares e alunos dos cursos de pedagogia e letras. Também foi lançada uma cartilha educativa trazendo informações sobre defesa da cidadania e legislação, além do Currículo online, programa unificado de vagas e currículos para pessoa com deficiência.



“Foi uma semana de diálogo e convivência entre as entidades de Guarulhos, para que possamos nos conscientizar que para a construção de uma cidade melhor é necessário atitudes e responsabilidade de todos”, disse o prefeito Sebastião Almeida, que destacou a criação da coordenadoria dedicada à pessoa com deficiência, em seu governo.



Silvana Mesquita, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abriu o evento e agradeceu a todos pela participação. “Conseguimos trazer qualidade para toda essa semana, e o ano que vem promete ser ainda melhor. O conselho vai reativar o papel nas entidades de conscientizar e apontar necessidades da pessoa com deficiência”, disse Silvana.



“Essa festa bonita, alegre, só foi possível porque cada um cumpriu o seu papel na sociedade: conselho, entidades e coordenadoria. Todos trabalhamos juntos para desenvolver uma política de transversalidade com o ganho da pessoa com deficiência. Esta semana conseguimos refletir o que precisa ainda ser feito e o que já conseguimos fazer. Hoje vemos vários deficientes participando da sociedade, é importante que vocês pais acreditem no potencial dos seus filhos. Parabéns a todos vocês”, concluiu Firmino Manoel da Silva, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.



A apresentação de hoje contou com a participação do Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (CIAAG), Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), Núcleo e Apoio pelos Direitos da Pessoa Deficiente (NADPD), Atividade Motora e Esporte Adaptado (AMEA) e Centro de atendimento a Pessoa com Deficiência (CAPD).

Posso ajudar?