Após uma largada com briga direta com Sergio Pérez, seu companheiro de Red Bull Max Verstappen venceu sua primeira corrida sprint na temporada sem muita dificuldade. O holandês mostrou muito talento com os pneus intermediários e somou pontos importantes no GP da Áustria de Fórmula 1 para continuar em busca do tricampeonato mundial.
Diferentemente das duas últimas temporadas, as etapas da Fórmula 1 que têm a corrida sprint em seu cronograma não utilizam mais como forma de definir o grid para a corrida do domingo. As posições da largada da corrida principal foram definidas na sexta-feira. De qualquer forma, a prova curta ainda conta pontos extras no Mundial.
Líder da classificação, Verstappen soma oito pontos e chega a 203, contra 132 do companheiro e vice-líder Sergio Pérez, que somou seis neste sábado. "A largada não foi muito boa, mas consegui controlar o desgaste do pneu para terminar em primeiro. Nas últimas voltas, os slicks estavam bem mais rápidos, mas eu já estava muito à frente e não precisei fazer a parada. Foi uma boa corrida", disse Verstappen.
A chuva voltou a cair em Spielberg antes da largada do GP da Áustria. Com isso, os pilotos apostaram nos pneus intermediários. O ápice da corrida sprint foi justamente a primeira volta. Pérez resolveu atacar seu companheiro de equipe e chegou a assumir a primeira posição, mas voltou a ser ultrapassado e recebeu um fechada do holandês.
No rádio, Pérez reclamou de seu companheiro de Red Bull, que disparou na primeira posição e não foi mais ameaçado. "O que há de errado com o Max, cara?", disse o mexicano. A disputa com Verstappen fez o atual vice-líder do mundial perder a segunda posição para Nico Hülkenberg, que teve uma largada impressionante.
Pérez, no entanto, recuperou a vice-liderança na 12ª volta, quando se aproveitou de uma falha de Hülkenberg para fazer a ultrapassagem e confirmar o segundo lugar. O piloto da Haas ainda perdeu posição para Carlos Sainz Jr., antes de apostar no pneu macio e despencar na disputa por posições. Ele acelerou tudo no fim e conseguiu terminar em sexto.
Quem levou a pior na briga inicial entre Verstappen e Pérez foi Lando Norris, que perdeu várias posições e foi fechar a curta corrida apenas em nono. O piloto da McLaren usou o pneu intermediário até o fim e acabou perdendo posições cruciais na volta final.
Além de Hülkenberg, boa parte dos pilotos optaram pelos slicks nas voltas finais, quando a pista ficou um pouco mais seca, exceções para os líderes, que foram com o intermediário até a bandeirada, com destaque para Lance Stroll. O canadense fechou em quarto, na frente de Fernando Alonso, em quinto. Ocon, sétimo, e Russel, em oitavo, também pontuaram.
Já Lewis Hamilton fez uma corrida de superação. Apesar de sair da 18ª posição, teve uma ótima largada e conseguiu fechar em décimo, apesar de não pontuar.
<b>Confira a classificação final da corrida sprint:</b>
1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 30min26s730
2º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 21s048
3º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 23s088
4º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 29s703
5º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 30s109
6º – Nico Hülkenberg (ALE/hAAS), a 32s297
7º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 36s602
8º – George Russell (ING/Mercedes), a 36s611
9º – Lando Norris (ING/McLaren), a 38s608
10º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 46s375
11º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 49s807
12º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 50s789
13º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 52s848
14º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 56s593
15º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 57s662
16º Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1min04s822
17º – Nick de Vries (HOL/AlphaTauri), a 1min05s617
18º – Logan Sargean (EUA/Williams), 1min06s059
19º – Zhou Ganyou (CHN/Alfa Romeo), a 1min10s825
20º – Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1min16s435