Cidades

Área da CPTM na IV Centenário pode receber Centro de Informações Turísticas

A  antiga praça IV Centenário, hoje Prefeito Paschoal Thomeu, poderá receber um Centro de Informações Turísticas, a partir da assinatura de um termo de permissão, assinado pelo prefeito Sebastião Almeida, na última sexta-feira.  O termo vale por 20 anos e autoriza a instalação em área cujo terreno mede 27.840 metros quadrados, com 265,32 metros quadrados de área construída, de propriedade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
 
A ideia de construir centro de informações turísticas nessa praça é uma antiga demanda do Departamento de Turismo (Detur), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e foi colocada na pauta dos vários encontros que o prefeito Almeida teve com o governador Geraldo Alckmin. Em 2012, por meio do Decreto 57.928, de 30 de março, o governo autorizou o uso da área, mas ficou faltando a assinatura do termo de permissão – celebrado nesta sexta-feira.
 
Após a cerimônia, Almeida analisou o impulso que essa permissão pode trazer: “Por ser na entrada da cidade, aquela área tem uma vocação muito específica no sentido de abrigar uma central turística de orientação às pessoas que chegam à cidade, explicar sobre a rede hoteleira, gastronômica e locais históricos”. E ressaltou: “Temos de aproveitar esse espaço, até porque temos o maior aeroporto da América do Sul e uma central de informações turísticas cumpre um papel superimportante para o desenvolvimento e para melhorar a economia da cidade”, lembrou.
 
O Estado foi representado pela procuradora Gabriela Jupiassu Viana: “A assinatura do termo é muito importante porque é a cooperação do governo do Estado de São Paulo para estimular o turismo na região”, declarou.
 
Para o secretário-adjunto da SDE, José Carlos Cândido, a área da praça IV Centenário é estratégica para o desenvolvimento do turismo de Guarulhos pela localização, ao lado de hotéis, restaurantes, servida por duas rodovias federais (o acesso à Presidente Dutra fica a 300 metros de distância e à Fernão Dias a 5 minutos dali) e a estadual Ayrton Senna; dista do Jardim Santa Francisca 10 minutos. “Essa área é importante para que Guarulhos possa desenvolver sua vocação turística”, disse Cândido, que representou o secretário Luís Carlos Teodoro.
 
 

Posso ajudar?