Cidades

Área de lazer e cultura de Praça está abandonada

Praça do Orobó, no São João, virou local de consumo de drogas e vandalismo

O que era para ser uma área de cultura e de lazer para crianças e adolescentes se transformou em um local de total insegurança, propício para o consumo de drogas e para a prática de relações sexuais à luz do dia. Essa é a realidade da Praça do Orobó, situada entre a Estrada da Olaria e a Estrada do Saboó, no Jardim São João, que está completamente abandonada pelas autoridades políticas.

Uma pequena construção, onde deveria funcionar um centro cultural, está depredada. Os vidros das janelas estão todos quebrados, as pias estão quase despencando das paredes e roupas sujas estão largadas nas dependências internas do local. Ao lado foram construídos sanitários, que encontram-se em estados precários. As portas foram arrombadas e a utilização indevida causa um cheiro forte de fezes e de urina.

Embora o abandono do espaço não seja um lugar apropriado para crianças, é possível notar a presença de meninos jogando bola nas quadras de esportes. A vizinhança relata que quase não existe a presença de policiamento no local. A Praça do Orobó é uma área administrada pela Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura e de Esportes, Recreação e Lazer.

A Secretaria de Cultura ignora os atuais problemas da área abandonada e apenas informa que está estudando parcerias com entidades, visando a reativação do espaço. A Secretaria do Meio Ambiente afirma que está em dia com os serviços de preservação vegetal do lugar.

A respeito do campo de futebol Distrital São João, a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer informa que as quadras de esportes presente no local, constam na programação de manutenção para pintura de novas linhas de demarcação, o que dever ser realizado em até 60 dias.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Praça do Orobó é coberta por rondas de segurança da inspetoria Norte da Guarda Civil Municipal, e está integrada no roteiro de rondas de área, sendo que das 07h às 23h também é coberta pela ronda escolar.

Posso ajudar?