O Guarulhos Hoje teve acesso, com exclusividade, a planta das áreas ociosas do Parque Cecap, que passarão por processo de regularização a partir de 2011. A área, até então de propriedade da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), soma 1.780.000, 00 m². Do total, 233.075,88 m² é composto por áreas verdes, que serão preservadas.
O vereador Geraldo Celestino (PSDB), que tem participado e mediado as discussões sobre o tema junto ao Governo do Estado e à Prefeitura, confirma o processo de regularização e garante que o bairro, caracteristicamente residencial, "será o que mais abrigará áreas de lazer da cidade".
Além da maior oferta de lazer e preservação de áreas verdes, o bairro contará com a construção de pelo menos um centro comercial, viabilizado pelo Estado por meio de PPP (Parcerias Público-Privadas).
A região abrigará ainda uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado). O equipamento deverá ocupar uma área de cerca de 80 mil m², localizada atrás do condomínio Sergipe. "As obras devem ter início no começo do ano, pois a previsão de entrega é em 2012", adiantou Celestino.
De acordo com a Secretaria de Educação do Município, ainda não há titularidade, o que quer dizer que oficialmente a cessão da área ainda não aconteceu. Resolvida esta questão começa a elaboração do projeto.
Também está prevista para a região a construção, no início de 2011, do Parque Multifuncional Vila Nova Artigas. Segundo Celestino, o Governo do Estado já teria liberado cerca de R$ 500 mil para o projeto. "Esse será o Bosque Maia do Cecap", comparou o vereador. De acordo com ele, este será um equipamento de grande utilidade para a população por contar com pistas de bicicleta e corrida, praça de alimentação e uma base móvel da Polícia Militar.
"Além de regularizarmos os quiosques espalhados pelo bairro ainda vamos garantir a segurança da população, principalmente por conta do aumento da circulação de pessoas em decorrência da instalação do novo Terminal Rodoviário e do Fórum", afirmou.
Celestino garante que até 2012 todas as áreas do bairro estarão regularizadas. "Foi um longo processo de discussão, mas avançamos muito e daqui dois anos o Cecap estará todo regularizado. Ainda não há titularidade, o que quer dizer que oficialmente a cessão da área ainda não aconteceu. Resolvida esta questão começa a elaboração do projeto. (JBS)