Carro

Argo HGT 1.8 AT, a versão esportiva e esperta do compacto premium da Fiat

Com o Argo e suas diferentes versões, desde um básico 1.0 de três cilindros até um esportivo cm motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, a Fiat busca retomar espaço no mercado de entrada, apostando em um compacto premium mais refinado. O GuarulhosWeb já avaliou diferentes opções e desta vez teve a oportunidade de acelerar o excelente HGT 1.8 AT, o top de linha, fora uma edição especial, durante uma semana, quando rodou aproximadamente 400 km entre cidade e estrada. 
 
É difícil acreditar que a versão esportiva, que combina visual e performance e sai por pouco mais de R$ 70,6 mil se tratae do mesmo carro de entrada, o 1.0 três cilindros (R$ 47 mil na tabela), que mais parece um Palio remodelado (na verdade, é mais ou menos isso mesmo). O motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv fala alta. Ótimo desempenho nas mais diferentes condições e nada de ser um beberrão, graças ao câmbio automático de seis marchas que proporciona trocas quase imperceptíveis e reduz a rotação em velocidade de cruzeiro. Segundo a Fiat, um dos destaques dessa transmissão é o Neutral Function, recurso que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, evitando aquela sensação de que o sistema está forçando os freios – medida que também ajuda a reduzir o consumo.
 
O HGT oferece itens exclusivos, como o display multicolorido de 7 polegadas de alta definição e personalizável no quadro de instrumentos. Externamente ele se diferencia por grade dianteira inferior com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16 e uma calibração de suspenção/ mais esportiva. Por dentro também há detalhes exclusivos, como o revestimento vermelho na parte central do painel. Também traz como diferencial uma calibração de suspensão e controle de estabilidade voltada para uma condução mais esportiva. Além dos paddle shifts junto ao volante, que permitem trocas manuais junto ao voltante, oferece ainda controle de velocidade e apoio de braço para o motorista
 
 
O motor E.torQ Evo VIS oferece potência máxima de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol). Sem perder a vivacidade no trânsito, graças ao coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), que garante mais força em baixos regimes de rotação. Na prática, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência. A esportiva HGT, por exemplo, pode levar o Argo aos 192 km/h de velocidade máxima, com uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 9s2 segundos, os melhores números do segmento.
 
O que a Fiat destaca na família Argo
 
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – Através de uma série de sensores, o sistema garante a dirigibilidade e estabilidade do carro nas situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro. Para tanto, automaticamente as rodas são freadas de forma seletiva, e a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
 
Controle de Tração (TC) – Item especialmente útil em rampas íngremes e escorregadias. Nessa situação, a baixa aderência faz com que as rodas patinem e o veículo tenha seu movimento e dirigibilidade comprometidos. Ao perceber isso, o sistema diminui o torque de forma seletiva nas rodas dianteiras, podendo diminuir a potência do motor, para aumentar a aderência das rodas ao piso e garantir uma partida segura e sem sustos.
 
Hill-Holder – O assistente para partida em rampas impede que o carro se desloque nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. E também atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.
 
Carroceria reforçada com aços de alto resistência – Quase toda a carroceria do Fiat Argo usa aços de alta resistência. Em especial, as áreas que formam a célula de sobrevivência aos ocupantes contam com aços ultra resistentes ou até hot stamping em áreas planejadas. 
 
Espaço – O habitáculo tem 2.806 litros de área. O hatch conta com bancos que acomodam de forma envolvente e confortável os ocupantes. O porta-malas de 300 litros tem formato retangular, quase sem interferência das caixas de roda. A área de carga pode ser consideravelmente ampliada com o rebatimento dos bancos traseiros bipartidos.
 
Posição de dirigir – O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante pode vir com regulagens de altura e profundidade. Essa combinação permite que o motorista encontre facilmente a melhor posição a bordo, independentemente de seu tipo físico.
 
Comandos no volante/paddle shifts – controles do sistema de áudio e telefone estão no volante, assim como os paddle shifts para trocas de marcha. 
 
Central multimídia de 7 polegadas touchscreen – Esse é o grande diferencial de requinte e tecnologia do interior do Fiat Argo, quase como se um tablet se sobressaísse acima do painel central, com ótima ergonomia e visibilidade. A central conta com tela multicolorida High Definition, um diferencial frente à concorrência, e sensível ao toque de sete polegadas. Os comandos são acessados de forma rápida e extremamente intuitiva. Além disso, o sistema é compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Com eles, os comandos são feitos por botões, toques ou voz. Basta dizer o nome de uma música da playlist para que o sistema a disponibilize no sistema de áudio do carro. Com capacidade de receber aplicativos complementares de preferência do usuário, a central multimídia torna-se um conjunto completo de navegação, entretenimento e conveniência a bordo.
 
Quadro de instrumentos digital – Usando tecnologia TFT para alta definição de imagens, o display de 7 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista. O computador de bordo oferece informações e controles detalhados do carro e da forma de condução. Dependendo da configuração, o número de funções à disposição do motorista pode chegar a 70.
 
Keyless Entry’N’ Go – Conveniência e comodidade extras ao liberar o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição no Fiat Argo. Sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine, fazem todo o trabalho ao simples toque dos dedos. Este conteúdo é mais uma exclusividade do Argo em seu segmento.
 
Ar-condicionado automático – Para uma perfeita climatização a bordo, com controles digitais intuitivos e eficientes.
 
Retrovisores externos multifunção – Além do desenho futurista que chama a atenção, os retrovisores externos trazem vários recursos. Eles podem ser rebatidos ao toque de um botão (função Folding), função muito útil em vagas apertadas e ruas estreitas. Eles contam também com luz de cortesia (Puddle lamps), que ilumina a área onde o condutor e o passageiro irá pisar para sair, ou entrar, do veículo, assim que as portas são destravadas. Esse conteúdo também é exclusividade do Fiat Argo no segmento de hatches compactos. O espelho direito ainda dispõe da função “tilt-down”, que ajusta automaticamente para uma posição mais baixa nas manobras de ré.
 
Retrovisor interno eletrocrômico – O Fiat Argo pode contar com sensores de ofuscamento, crepuscular e de chuva, oferecidos num pacote que amplia a comodidade e a segurança do veículo. O primeiro escurece automaticamente o espelho quando uma luz forte é refletida, evitando prejudicar a visão do motorista. Já o segundo aciona automaticamente os faróis baixos quando a luminosidade externa se torna fraca. E o terceiro aciona os limpadores do para-brisa aos primeiros sinais de chuva.
 
 

Tags
Posso ajudar?