Variedades

Armazenamento e limpeza garantem maior vida útil das ferramentas

Trinchas, pincéis e até mesmo espátulas requerem manutenção especial

Fundamentais para bons resultados em obras e reparos, as ferramentas e acessórios de acabamento e pintura também exigem manutenção. Espátulas, desempenadeiras, trinchas, broxas e rolos, se usados corretamente, podem ter uma longa vida útil tanto nas mãos de profissionais quanto de hobbistas.

Para isso, praticar a correta limpeza e armazenagem de cada item é tão importante quanto a escolha correta do material de trabalho para cada aplicação. Medidas simples e práticas, como lavar as ferramentas logo após o uso, usando produtos adequados para cada tipo de material, por exemplo, evita que os resíduos sequem, prejudicando o desempenho e o reuso das ferramentas. Veja abaixo algumas dicas eficientes de como cuidar de cada item:

 

 

Trinchas e pincéis

Quando utilizados com tintas à base de solvente – esmalte, verniz, tinta a óleo e similares -, o indicado é que, após o uso, a trincha ou pincel sejam limpos com jornal e lavados com solvente mineral e, em seguida, com água corrente e sabão.

Quando usadas tintas à base de água – acrílica e PVA -, é preciso retirar o excesso com papel e lavar os com água e sabão. Importante lembrar que nunca se deve deixas as trinchas ou pincéis repousando sobre suas cerdas para que não fiquem retorcidas.

Broxas

Após o uso, é recomendado que se retire o excesso da tinta ou outro produto utilizado. Dependendo da composição do material utilizado, lavar com água corrente e sabão ou solvente adequado e limpar os fios. Importante também retirar o excesso de água, espremendo suavemente as cerdas. Deixar secar e guardar a broxa em local arejado, sempre protegendo as cerdas para que se mantenham retas.

Rolos de pintura

Os rolos de espuma podem ser fabricados com dois tipos de componentes: poliéter ou poliéster. Os rolos de poliéter só podem ser usados com tintas à base de água. Para sua limpeza, o primeiro passo é retirar o excesso de tinta logo após o uso. No caso de utilização das tintas látex, PVA ou acrílicas, recomenda-se lavá-los com água e sabão.

Já os rolos de espuma de poliéster são adequados para uso com tintas à base de solventes como os esmaltes sintéticos, óleos, vernizes zarcão e tinta epóxi. Sua limpeza deve ser feita com o solvente e a finalização com água e sabão. No caso dos rolos de espuma texturizada, é preciso retirar o excesso da massa em água corrente e lavá-los com água e sabão.

Não se recomenda o uso do thinner para limpeza de rolos de espuma já que são materiais incompatíveis e, em contato um com o outro, podem reagir e deformar a espuma. Outra dica é lavar rolos de lã antes de usá-los pela primeira vez, para que eventuais fios agregados durante a fabricação sejam removidos, eliminando a possibilidade de se soltarem durante a aplicação da tinta. Todos os tipos de rolos devem secar a sombra e serem armazenados em local arejado.

Vale destacar que os rolos de pêlo alto, acima de 9mm, devem ser usados com tinta à base de água e sua limpeza ser feita somente com água e sabão. Rolos de pêlo curto, de até 6mm, podem ser usados com tintas à base de solventes e sua limpeza deve ser feita com o solvente e a finalização com água e sabão.

Desempenadeira, espátula e colher de pedreiro

A conservação destas ferramentas, fabricadas de metal ou plástico, inicia-se com a retirada dos resíduos do produto utilizado logo após o uso, seguida da lavagem da ferramenta em água corrente com sabão ou detergente neutro. A secagem, extremamente importante principalmente para os itens de aço, deve ser feita com pano seco e a armazenagem em local arejado, para evitar a oxidação. Se possível, aplicar uma fina camada de óleo protetivo.

Logo após o uso, recomenda-se retirar os resíduos do produto utilizado e lavar a desempenadeira com água, sabão ou detergente (de preferência, neutro). A secagem é extremamente importante para a conservação da ferramenta. O ideal é que ela seja feita com um pano seco. Guarde sempre em local arejado.

Posso ajudar?