Acontece Cultura

Arquivo Histórico exibe documentário sobre a Orquestra de Violeiros Coração da Viola

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Projeto Cine Memória no Arquivo Histórico apresenta primeiro episódio da série documental sobre os mais de 40 anos do grupo.

O Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins recebe, na próxima terça-feira (11), às 19h, a exibição do primeiro episódio da série documental sobre a Orquestra de Violeiros Coração da Viola. A sessão faz parte da programação do projeto Cine Memória, tem entrada gratuita, classificação livre e não exige inscrição prévia para a participação.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Com direção do produtor audiovisual Rodrigo Medrado, fundador da produtora Saúva, a obra resgata a trajetória de mais de quatro décadas do grupo, cobrindo desde a sua primeira formação até o processo de renovação de seus integrantes. O documentário registra também os impactos da pandemia na rotina dos músicos, que hoje possuem mais de 70 anos.

Apontada como pioneira na música sertaneja em Guarulhos, a Orquestra de Violeiros Coração da Viola traz em seu histórico apresentações na televisão e no Theatro Municipal, além de parcerias com a dupla Tonico e Tinoco. O projeto busca valorizar a salvaguarda da memória e do patrimônio cultural imaterial do município.

Serviço | Cine Memória – História da Orquestra de Violeiros Coração da Viola

  • Data: Terça-feira, 11 de agosto de 2026

  • Horário: 19h

  • Local: Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins (Avenida Monteiro Lobato, 734 – Vila Camargos, Guarulhos)

  • Entrada: Gratuita (sem necessidade de inscrição prévia)

  • Classificação etária: Livre

  • Informações: (11) 2442-8723