As pimentas, misturas e temperos picantes da culinária mexicana estão presentes no restaurante México 70, localizado na Vila Progresso, região central de Guarulhos. O local acomoda cerca de 100 pessoas e possui área ao ar livre, ideal para esses dias quentes de verão.
O México 70 teve sua primeira sede no Macedo. O proprietário Juan – um mexicano – trouxe receitas e ensinou as cozinheiras o verdadeiro tempero daquele país latino-americano. Com o sucesso da casa, ele se juntou a alguns sócios e reformou uma antiga casa na avenida Esperança, esquina com a Jaiminho, onde até hoje está instalado o restaurante.
Após um ano de funcionamento na nova sede, o japonês Massao Tada – atual proprietário – aos poucos foi adquirindo outras partes da sociedade até que se tornou o único dono do estabelecimento. “Queria fazer mudanças, meu desejo era que o restaurante fosse um local mais familiar, antigamente era frequentado por jovens que bebiam bastante e as festas se estendiam até tarde”, explica.
Apesar das mudanças realizadas por Massao e sua filha, o restaurante ainda recebe muitos jovens para eventos como aniversários e confraternizações. “Aqui nós temos espaço para grandes turmas. Além disso, a comanda individual permite que cada um pague a sua conta, o que facilita que cada um pague somente o que ele próprio consumiu”, explica Juliana Tada.
Atualmente, Massao e Juliana dividem todas as tarefas de cozinha, atendimento, compras, caixa e contam com uma equipe treinada para oferecer o melhor do México para os clientes.
Pratos típicos não faltam
Os principais pratos servidos são as sincronizadas – que são massas fininhas de trigo, recheadas de carne desfiada, frango ou linguiça toscana e molho a parte. Outro prato muito pedido são os burritos, que podem ser de carne, frango, lingüiça ou vegetariano.
Entre os aperitivos, destaque para os nachos feitos no forno que servem de três a quarto pessoas. Outra opção é o chillibeans, prato preparado com carne moída, feijão, linguiça, pimenta e guacamole, a base de abacate, que é servido gelado.
Para refrescar, as bebidas mais pedidas são suco Jamaica feito de hibiscus, tamarindo (famoso por causa do Chaves), cervejas, Margarita (bebida tradicional do México ), tequilas e mojito (bebida refrescante com hortelã).
Nas sobremesas os tradicionais churros são servidos em porções no formato mini e acompanhados de sorvete, ou creme de avelã ou doce de leite. Há ainda as famosas paletas mexicanas, a grande mania deste verão.
Filho de japoneses no comando
Massao é filho de japoneses e foi, durante muitos anos, professor e diretor da Escola Estadual Alberto Mendes Junior Capitão PM no Jardim Vila Galvão. Após algum tempo aposentado, recebeu o convite de um amigo para se aventura no ramo. Como estava cansado de ficar em casa, decidiu aceitar o desafio. “O pessoal não entende porque em um restaurante mexicano. Parece piada”, brinca Juliana.