Variedades

Artistas da música sertaneja raiz homenageiam o fundador da orquestra Coração da Viola

Artistas ligados ao universo da música sertaneja raiz prestam homenagem a Oliveira Alves Fontes, o Seo Oliveira, fundador da orquestra de violeiros Coração da Viola, falecido no último 7 de março após sofrer um derrame. Em memória ao violeiro, os projetos Bonsucesso – Cultura e Tradição, Viola Viva e Café com Viola, eventos de valorização da cultura caipira que contam com o apoio da Secretaria de Cultura Guarulhos, promovem edições com diversas homenagens.
No próximo sábado (25), às 18h, o Bonsucesso – Cultura e Tradição reúne artistas da região no Centro de Cultura Popular Carpição (rua Dona Catarina Maria de Jesus, s/nº, Bonsucesso) em torno de música, arte e poesia. Já no domingo (26), às 16h, nomes consagrados da música sertaneja se encontram no Teatro Nelson Rodrigues (rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão) para mais uma edição do programa Viola Viva. O tradicional encontro do gênero, com apresentação da radialista Maria José e do músico Potiguar Bloch, conta com a participação de diversos representantes da tradicional cultura popular para homenagear Seo Oliveira.
Já no dia 2 de abril, domingo, às 10h, o especial de seis anos do Café com Viola, no CEU Bonsucesso (avenida Paschoal Thomeu, s/nº), também promete grande mobilização em torno das homenagens, com a presença de artistas e talentos que mensalmente abrilhantam o evento com suas performances musicais. Como de costume, o programa oferece ao público café e bolo de fubá, dessa vez com sabor de saudade e boas recordações.
Seo Oliveira
Oliveira Alves Fontes nasceu em 1945 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Em 2021 ele recebeu o título de cidadão guarulhense em reconhecimento por seu trabalho de preservação da cultura caipira e atuação na formação de novas gerações na tradicional cultura cabocla interiorana, por meio dos grupos os Mensageiros de Santos Reis e Favoritos da Catira.
Seo Oliveira é um dos fundadores da orquestra de violeiros Coração da Viola, grupo com trajetória de mais de 40 anos, patrimônio imaterial da cultura guarulhense. Ao longo desse percurso acumulou participações em diversas edições do Revelando São Paulo, tradicional festa que reúne os mais diversos expoentes da cultura regional, na conhecida Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso de Guarulhos e nas mais variadas apresentações com o objetivo de valorizar a cultura caipira sertaneja. Em 2019 ele e a Coração da Viola foram homenageados com o prêmio Inezita Barroso, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O CEU Bonsucesso fica na avenida Paschoal Thomeu, s/nº.

Foto: Rodrigo Medrado/PMG

Posso ajudar?