Cidades

Árvore de Natal do Bosque Maia cai após ventos; nova estrutura começa a ser montada

Faltando menos de 15 dias para o Natal, Guarulhos segue sem a tradicional Árvore do Bosque Maia, que todo ano é inaugurada antes ou no dia do aniversário da cidade, comemorado em 8 de dezembro.

Nesta quarta-feira, a estrutura, já decorada, mas ainda não entregue, caiu no período da tarde, durante os ventos que atingiram o município, numa máxima de 66,7 km/h, enquanto o Bosque Maia ainda estava aberto para visitação. Não há registro de vítimas. Houve grande mobilização no local para retirar os escombros, que atingiram os brinquedos de um parque de diversões montado no local.

Nesta quinta-feira pela manhã, após o acidente, funcionários de uma empresa terceirizada começavam a erguer a estrutura novamente a partir de sua base. Em comunicado à imprensa emitido por volta das 18h, a Prefeitura omitiu a informação, avisando apenas que o Bosque Maia teve seu fechamento antecipado para às 18h.  Antes disso, porém, já havia imagens nas redes sociais dando conta da queda da árvore de Natal no Bosque Maia. Diversas decorações do Bosque estavam caídas nesta quinta-feira.

A inauguração da árvore que ocorreria nesta semana deve sofrer mais atrasos. Em outro comunicado nesta quinta-feira, a Prefeitura volta a omitir o incidente no Bosque Maia. Cita que a cidade foi atingida por ventos de 90 km/h sem citar qualquer fonte, sendo que a Defesa Civil Estadual, conforme publicado pelo GWEB, registrou máxima de 66,7 km/h na cidade.

A Prefeitura admite o atendimentos de 80 ocorrências até a manhã desta quinta-feira, sendo 60 quedas de árvores, 15 destelhamentos, 4 riscos estruturais (muros e fachadas) e um poste energizado comprometido. Duas vítimas com escoriações leves foram atendidas pelo SAMU.