A sessão da Câmara Municipal de Guarulhos teve apenas 10 minutos de duração ontem. Apesar do pouco tempo, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) aproveitou para relembrar o que aconteceu em 29 de junho de 2011, quando a Casa deixou de abrir uma Comissão Especial de Inquérito para apurar a morte de 14 bebês na UTI Neonatal do Hospital Municipal da Criança de Guarulhos, tema que ganhou destaque no debate entre os candidatos a prefeito Guti (PSB) e Eli Correa Filho (DEM), realizado pela Record News, na segunda-feira.
Pingos nos is
No debate da Record News, Eli acusou Guti de omissão por ele não ter assinado o requerimento para a abertura da CEI, dando a entender que o então vereador seria o responsável pela não apuração. Celestino, por sua vez, relembrou que a Câmara já investigava o caso, por meio da Comissão de Saúde da Casa, em conjunto com o Ministério Público Estadual. “Tanto é assim que a Vigilância Pública Municipal foi lá e lacrou a UTI. É mentira que houve omissão de qualquer um de nós”. O tucano lembrou ainda que só oito assinaram o requerimento, enquanto 26, incluindo ele mesmo e Guti, não aderiram.
Sem difusão
Este segundo turno mostra, mais uma vez, que Guarulhos carece de uma TV aberta, que chegue à população de fato. Os debates promovidos pelos canais alternativos das emissoras de São Paulo não atingem os eleitores. Quem se dá ao trabalho de buscar uma forma de conseguir assistir, seja pela TV por assinatura ou por algum site na internet? Somente quem está engajado nas campanhas e profissionais ligados à mídia ou formadores de opinião fazem verdadeira ginástica para acompanhar essas exibições.
Ilusionismo
É ilusório imaginar que a grande massa da população, aquela que tem o poder de decidir o resultado de uma eleição, tente assistir algum destes debates, geralmente em horários inadequados (meio da tarde, início da noite). Aí, “gênios” de plantão ficam se digladiando nas redes sociais, ocupadas justamente pelos “nós para nós mesmos”, para difundir que seus candidatos se saíram melhor. Isso está pior do que campeonato de cuspe a distância.
Outro embate?
Já que o tempo é de debates, mais um está marcado para esta quarta-feira. Será às 15h, com transmissão pelas rádios Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. Espera-se que desta vez os dois candidatos aproveitem o precioso tempo oferecido pela grande imprensa para se dedicar a propostas para Guarulhos. Quem partir para o ataque, nesta altura do campeonato, já começa perdendo.