O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve alta de 14,7% na receita bruta em 2019, totalizando R$ 61,5 bilhões. O resultado foi puxado pelo desempenho da bandeira de atacarejo Assaí e pela inclusão no balanço dos resultados do Grupo Êxito, na Colômbia. Considerado apenas o quarto trimestre, o avanço da receita foi de 24%, para R$ 18,9 bilhões. Os dados são preliminares e não auditados.
O Êxito foi incorporado à estrutura do GPA no fim de novembro, em uma tentativa do grupo francês Casino de simplificar sua estrutura acionária.
Consideradas as lojas abertas há mais de um ano – que exclui os efeitos das inaugurações -, o Assaí teve avanço de 4,3% nas vendas no quarto trimestre em 2019. No mesmo período, o Pão de Açúcar registrou queda de 0,3% no indicador, enquanto o Extra Hiper teve baixa de 4,8%. Já o Extra Super teve crescimento de 3,3%.
As ações preferenciais do GPA caíram 1,44%, para R$ 88,80. Além do balanço considerado "morno", investidores repercutiram os dados de vendas do varejo mais fracos do que o esperado.
<b>Web.</b>
As vendas do grupo no e-commerce subiram 40% em 2019. Com isso, a operação online representa cerca de 6% da receita da bandeira Pão de Açúcar – a mais avançada no segmento.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>