O protocolo assinado na sexta-feira entre a Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico) e a Prefeitura de Guarulhos com o objetivo de encontrar uma solução para a dívida que o município acumula fez com que as ações empresa estatal subissem 3% nesta segunda-feira.
Segundo o GuarulhosWeb apurou, a Sabesp pode vir a assumir parte ou todo o serviço realizado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) como pagamento da dívida que ultrapassa a casa dos R$ 2,3 bilhões, acumulada ao longo dos últimos 20 anos. O protocolo assinado prevê a realização de estudos e avaliações para encontrar a melhor forma de resolver a dívida, que acabou por incluir o município de Guarulhos no Cadin (Cadastro de Inadimplentes).
Informações extraoficiais apontam que o Saae poderia repassar a Sabesp o serviço de coleta e tratamento de esgotos. Mas não está descartada também que a Sabesp possa também assumir o serviço de abastecimento e distribuição de água a todo o município. Atualmente, o Saae compra no atacado da empresa estatal cerca de 87% da água consumida em Guarulhos.
A Assessoria de Imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos informa que não foi objeto da reunião a possibilidade de a Sabesp assumir os serviços de saneamento em Guarulhos.
"Na verdade, o Saae, Prefeitura e Sabesp assinaram protocolo que estabelece a intenção das partes em desenvolver estudos para equacionar os problemas referentes à prestação dos serviços de saneamento em Guarulhos, inclusive os relacionados aos débitos existentes entre Saae e Sabesp. Para tanto, está autorizada a formação de um grupo de trabalho, composto por representantes da Prefeitura, Saae e Sabesp".