Os 480 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social receberam nesta segunda-feira (17), no Adamastor Centro, os certificados de conclusão, que possibilitarão a muitos o ingresso no mercado profissional. Com a presença dos professores e autoridades, o evento foi marcado por homenagens aos professores e mensagens de esperanças aos alunos.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Cláudia Papotto, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os profissionais que se dedicaram na função de passar conhecimento aos alunos. “O País passa por dificuldades e vocês (alunos) estão aqui procurando se superar. Com certeza, 2019 será um ano melhor”, comentou Cláudia.
Os cursos oferecidos foram os de cabeleireiro, corte e costura, cuidador de idosos, culinária japonesa, culinária para buffet, depilação, doces e sobremesas, manicure, maquiagem, pizzaiolo e técnicas de gastronomia.
Para a aluna do curso de cabeleireiro, Roseli Lima dos Santos, desempregada há quatro anos, a iniciativa é uma oportunidade de voltar para o mercado de trabalho. “O curso foi excelente, uma mistura de básico com avançado. Foi uma experiência muito interessante, aprendi bastante e, inclusive, já consegui algumas clientes", comemorou Roseli.
O mesmo sentimento de gratidão é da aluna Gorgina Lopes da Cunha, que recebeu o certificado do curso de maquiagem. “A prefeitura, com essa nova gestão, vem nos ajudar a entrar no mercado de trabalho. Estou super feliz e realizada”, disse Gorgina, listando uma série de outras atividades que já exerce. “É mais um aprendizado. Além disso, as profissões mudaram e tem muita cosia nova. O curso é uma oportunidade para todas as mulheres de baixa renda”, completou Gorgina.
A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo a inclusão social e reinserção de pessoas no mercado de trabalho, possibilitando autonomia econômica e geração de renda familiar. Com duração de três meses, os cursos foram ministrados por formadores da administração municipal e disponibilizados às pessoas de baixa renda. A ação conta com várias parcerias: Fundo Social de Solidariedade, Hotel Santa Mônica, Instituto Acolher, ONG Restaurando Vidas.