Não é de hoje que a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) recebe relatos de empreendedores que recebem boletos bancários desconhecidos.
Este é o caso do empresário associado Humberto Garcia, que recebeu recentemente uma fatura com a cobrança de R$ 531,00.
Garcia relata que ele já recebeu o boleto tanto pelo Colégio Exato quanto pela empresa jornalística Acontece Guarulhos, que ele acabou de abrir. “Nem conhecida o número do CNPJ da nova empresa e já recebi a carta com a cobrança. Liguei para o número indicado no boleto, relatei o fato, eles desligaram o telefone e nunca mais consegui contatá-los novamente”, disse o empreendedor, que não pagou o boleto.
Os empreendedores devem ficar atentos ao receberem boletos bancários com entidades pelas quais não são associados. No caso da fatura da ACE-Guarulhos, a emissão do boleto é feita pelo Banco Bradesco. Nesta fatura constam dados como o CNPJ, o endereço, o telefone, o site e o e-mail da entidade.
Em 2013, Banco Central do Brasil emitiu uma circular que regulamentou o envio de cobranças no país. Propostas associação, contrato civil, oferta de produtos e serviços só poderão ser enviados com a anuência do pagador.
Mais informações por meio da Central de Relacionamento: 2137-9333.