A mídia estatal síria informou que ataques aéreos israelenses atingiram nesta quinta-feira, 12, os aeroportos internacionais da capital síria, Damasco, e da cidade de Aleppo, no norte, danificando suas pistas e deixando-os fora de serviço. Segundo um oficial militar não identificado ouvido pela agência de notícias estatal <i>Sana</i>, ninguém ficou ferido.
Militares israelenses se recusaram a comentar.
Tratam-se dos primeiros ataques israelitas à Síria desde que o grupo terrorista palestino Hamas realizou ataques mortais no sul de Israel.
Os ataques aéreos ocorreram um dia antes da visita agendada do ministro das Relações Exteriores do Irã à Síria para se reunir com autoridades e discutir sobre a situação volátil na região.
Israel tem como alvo aeroportos e portos marítimos nas partes da Síria controladas pelo governo, numa aparente tentativa de impedir o envio de armas do Irã para grupos militantes apoiados por Teerã, incluindo o Hezbollah, do Líbano.
Nos últimos anos, Israel realizou centenas de ataques contra alvos dentro de partes da Síria controladas pelo governo, incluindo ataques aos aeroportos de Damasco e Aleppo, mas raramente reconhece ou discute as operações. Fonte: <i>Associated Press</i>.