Ataques suicidas contra postos de verificação de segurança e contra fiéis xiitas deixaram 23 mortos no Iraque nesta quinta-feira.
Segundo a polícia, um suicida jogou o veículo que dirigia, cheio de explosivos, contra um posto de verificação policial na cidade de Youssifiyah, ao sul de Bagdá, matando três policiais e quatro civis, além de ferir 21 pessoas.
Mais tarde, outro homem que dirigia uma picape cheia de explosivos atacou um posto de verificação coordenado por policiais e milicianos xiitas nas proximidades da cidade de Samarra, matando oito pessoas e ferindo 23.
Samarra e áreas próximas têm sido alvos frequentes de ataques do grupo Estado Islâmico nos últimos meses. Samarra fica 95 quilômetros ao norte de Bagdá.
Após as orações do meio-dia, um suicida detonou os explosivos que levava junto ao corpo em meio a fiéis xiitas que saíam de uma mesquita no leste de Bagdá, matando oito pessoas e ferindo 16.
O grupo Estado Islâmico, que controla a maior parte do norte e do oeste do Iraque, e outros radicais consideram os xiitas apóstatas, merecedores da morte.
Funcionários de hospitais, que falaram em condição de anonimato, confirmaram os números de mortos e feridos de todos os ataques. Fonte: Associated Press.