Cidades

Até no Fantástico

Reveladas pelo portal GuarulhosWeb na segunda-feira e por esta Folha na edição de terça passada, as ligações do ex-prefeito petista Sebastião Almeida (agora PDT) com a Odebrecht chegaram à grande imprensa. Na sexta-feira, o SPTV da Globo trouxe em suas edições praticamente uma releitura sobre as reportagens publicadas pelos veículos de Guarulhos, deixando claras as citações a Almeida nas delações da Lava Jato. Mas a cereja do bolo ficou para domingo à noite, quando o Fantástico, principal programa semanal da TV brasileira, apresentou o ex-prefeito guarulhense em uma grande reportagem sobre caixa 2 e pagamento de propina.
 
Não sabiam de nada?
 
Desde que as revelações sobre Almeida se tornaram públicas, petistas de carteirinha – que davam a vida para defender o ex-prefeito – começaram a sair da toca e fazer mea culpa. Nas redes sociais, palavras de baixo calão foram usadas por alguns para expressar o ódio daqueles que davam o sangue para defender a honestidade do agora “ex-companheiro”. Na tentativa de  passar um sentimento de traição nas diversas menções publicadas, usaram a velha justificativa que “não sabiam de nada”. Será?
 
 
Currículo
 
Difícil acreditar que ainda existe gente ligada à política que não sabia de nada. Afinal, denúncias sobre possíveis desvios de conduta de Almeida são tratadas desde 2009, quando o escândalo Água e Vida veio à tona. Ao longo de seus dois mandatos, há ainda muitas histórias mal contadas, como a contratação da Delta, outra empreiteira envolvida numa série de denúncias, que nunca acabou a avenida Cumbica, apesar de ter recebido por boa parte das obras não realizadas. Teve também a Teto que construiu a nada útil Rodoviária do Cecap por R$ 20 milhões, CEUs com obras paradas etc etc.
 
 
Chama o Léo Pinheiro
 
Um detalhe chamou demais a atenção na divulgação dos delatores da Odebrecht. Apesar da empreiteira ter dado R$ 1.750.000,00 a Almeida na campanha de 2012, por meio de caixa 2, conforme denúncia à Procuradoria Geral da República, quem ficou com o contrato da PPP (Parceria Público-Privada) para tratar o esgoto da cidade – o objeto de desejo da empresa – foi a OAS. Será que Léo Pinheiro, o presidente preso desta empreiteira, não teria também revelações bombásticas sobre o ex-prefeito guaru?
 
 
Ame-o ou deixe-o
 
Por falar em gente importante que atuou na administração municipal em Guarulhos nos últimos anos, pelo menos dois importantes ex-secretários ligados ao PT aproveitam esse período pós-governo para voar para bem longe. Enquanto um deles passeia por destinos paradisíacos, como a Indonésia, um outro teria inclusive fixado residência numa agradável cidade da Argentina. É bem provável que outros ex-companheiros já estejam de malas prontas em busca de um lugar ao sol fora do Brasil.
 
 

Posso ajudar?