Cidades

Atendimento Educacional Especializado da EPG Gilmar Lopes recebe famílias de alunos

As famílias dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EPG Gilmar Lopes, no Jardim Bananal, foram convidadas a participar de um momento integrativo com os professores e toda a equipe escolar na última quinta-feira (7). A ação de acolhimento contou com café e roda de conversa sobre os desafios enfrentados a fim de superar barreiras para a plena participação dos educandos, considerando suas necessidades específicas.

Professores, estagiários, funcionários da escola e a gestão se reuniram com as famílias e elas tiveram a oportunidade de contar um pouco sobre a realidade vivida pelas crianças com deficiência, destacando a luta para conseguir um diagnóstico adequado, bem como os obstáculos enfrentados desde o nascimento até os avanços conquistados atualmente.

Os professores contaram as experiências e vivências que tiveram com as crianças a fim de garantir que a inclusão de fato ocorra em sala de aula. “Foi um momento de troca muito importante, em que todos puderam constatar e relatar para as famílias os avanços conquistados por nossas crianças, já que no grupo temos professores que acompanham o crescimento dos educandos desde o estágio II, quando chegaram à escola Gilmar Lopes”, destaca a professora do AEE Fernanda Batista.

Os professores de arte e educação física também mencionaram os ganhos percebidos nas crianças, como autonomia e independência, em todos os âmbitos da unidade escolar.

“A experiência foi marcante, sensível, tendo como intuito fazer com que todos se conheçam melhor, de modo que a escola possa compreender a realidade das famílias e vice-versa. Dessa forma, as famílias se sentiram mais seguras e a escola conseguiu se aproximar ainda mais da comunidade escolar, tendo em vista sempre o bem-estar das crianças”, comentou Sueli Martins de Abreu, gestora da unidade.

A ação foi encerrada com o texto Bem-vindo à Holanda, da autora Emily Perl Kingsley, além de um momento de partilha em que todos interagiram de forma alegre e harmoniosa.

Posso ajudar?