Uma equipe de peritos judiciais, composta por engenheiros civis, biólogo e geólogo, visitou o Aterro Sanitário Municipal de Guarulhos, no bairro Cabuçu, na manhã desta segunda-feira, 20/05, para realização da perícia em atenção à produção antecipada de provas, a pedido da Prefeitura. A ação se deve ao deslocamento de uma das células da estrutura ocorrido em dezembro do ano passado.
A visita foi acompanhada por assistentes técnicos indicados pelas empresas que já operaram o aterro no passado, como a Quitaúna, Enob e Landfill, além da Proactiva, atual operadora, e pela Prefeitura de Guarulhos.
Para total transparência e agilidade na identificação das causas do incidente, bem como das ações corretivas a serem tomadas de forma complementar para que as atividades no aterro sejam retomadas, a Prefeitura contratou recentemente uma empresa renomada e de elevada capacidade técnica para a realização da retroanálise. Neste sentido, estão sendo observadas informações relacionadas a dados técnicos, monitoramento, licenças e operação. Somente após esta ação, haverá a elaboração do laudo preliminar que determinará as medidas emergenciais adicionais a serem tomadas para solucionar o problema na área do aterro atingida.
Apesar de permanecer interditado para a disposição de resíduos, técnicos especializados continuam a realizar manutenção e monitoramento hídrico, geotécnico e da fauna local, conforme determinação da Cetesb, além da pulverização para evitar dispersão de odores.
O incidente
No dia 28 de dezembro de 2018, o deslocamento de uma das células do Aterro Sanitário Municipal, no bairro Cabuçu, sofreu deslocamento ocasionando exposição da matéria orgânica depositada no local. Imediatamente, a situação de emergência foi decretada pelo prefeito Gustavo Henrique Costa, Guti, agilizando as ações necessárias para minimizar os danos na região.