Recém chegado a Guarulhos, o novo secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, acredita que seu maior desafio será a implantação completa do novo sistema de transportes. Ciente das críticas dos usuários ao novo modelo, ele promete rapidez nas adaptações e garante que, após concluído o processo de reformulação, "a cidade terá o melhor sistema de transporte do País".
Com passagem pela Prefeitura de São José dos Campos, Pereira foi diretor de operações da São Paulo Transportes (SPTrans) entre 2002 e 2004 e diretor de operações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo departamento de transportes, entre 2005 e 2010. Desde dezembro, ele integra a assessoria da STT.
"A expectativa com relação a implantação do novo sistema é muito boa pela experiência que tive em outras cidades. No início de qualquer mudança há problemas de adaptações e ajustes que são feitos ao longo do tempo. Mas, tão logo sejam construídos os corredores de ônibus e os terminais, Guarulhos terá o melhor sistema de transporte do Brasil e com a frota mais nova", promete.
Outra prioridade da nova gestão é a operação completa da Rodoviária, no Parque Cecap até o meio deste ano. Ele pretende dar sequência ao processo de modernização do sistema semafórico e a conclusão dos terminais Pimentas e São João até agosto . "Já os terminais Parque Cecap e Taboão, que serão construídos em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), devem ser concluídos até o fim do ano", afirmou Pereira.
O secretário pretende também melhorar o relacionamento com a Nova Dutra a fim de evitar problemas nas saídas de Guarulhos. "Precisamos melhorar esses acessos, porque quando a Dutra para a cidade sente diretamente os reflexos negativos do trânsito", finalizou Pereira.