No último sábado, 30/03, o atleta guarulhense Johnatas Cruz participou do Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, e concluiu a prova com o tempo de 35:34, terminando na 96ª posição. O atleta, que representa a cidade no atletismo, teve o melhor desempenho da equipe masculina do Brasil na competição. Aos 28 anos […]
No último sábado, 30/03, o atleta guarulhense Johnatas Cruz participou do Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, e concluiu a prova com o tempo de 35:34, terminando na 96ª posição. O atleta, que representa a cidade no atletismo, teve o melhor desempenho da equipe masculina do Brasil na competição.
Aos 28 anos de idade, gari de profissão e pela primeira vez na Europa, Johnatas comentou o resultado. “Estou muito feliz. Só tenho que agradecer a todos os meus colegas de equipe e, claro, aos meus professores que dão o máximo para que eu possa chegar em lugares como este”, disse.
A competição reuniu 582 atletas de 67 países, e teve como destaque os países africanos. A Etiópia ficou em primeiro lugar com 11 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze), seguida pelo Quênia, com oito (2, 3 e 3), e por Uganda, com 6 (2, 2 e 2).
Nas provas de cross os atletas correm em campo aberto ou em locais rústicos com obstáculos naturais (troncos de árvore, mato alto, lama, por exemplo), que aumentam a complexidade da corrida.