Esportes

Atleta guarulhense aponta má administração dos clubes pela ausência na elite do futebol

Natural da cidade de Guarulhos, o zagueiro Leonardo José Aparecido de Moura, 28 anos, que atualmente defende as cores do Ituano, atual campeão paulista, acredita que a ausência dos clubes guarulhense na elite do futebol, tanto regional quanto nacional, está diretamente ligada a forma como é realizada a administração destas agremiações. Ele foi campeão brasileiro e paulista com a camisa do Santos.
 
Antes morador do Jardim Jade, Leonardo deixou o município com apenas 12 meses de vida em direção a cidade de Araçatuba (SP), e mais tarde para a litorânea Santos (SP). No entanto, o defensor aposta no futebol como agente transformador para a população guarulhense e suprir a ausência de recursos básicos, mas de tamanha essencialidade aos populares.
 
“Eu vejo o futebol na cidade de Guarulhos como uma oportunidade social para a população carente desta cidade. O município conta com bastante jogadores que estão espalhados pelos quatro cantos deste País. Podemos citar o David Braz, que está no Santos, o Henrique, que defende o Cruzeiro, e tantos outros”, declarou o zagueiro do Ituano, Leonardo.
 
Sobre o momento que atravessa o futebol local, que está representado pela AD Guarulhos, integrante da 4ª divisão do futebol paulista, e o Flamengo, representante na Série A3, Leonardo ressaltou que existe a possibilidade destes clubes disputarem a elite do futebol, mas se estiverem bem administrados para atingir este objetivo. Ele também não manifestou ter algum interesse em participar deste processo neste momento.
 
“Neste momento não pensei na possibilidade de defender algum destes times, porém, não sei o que pode acontecer amanhã. Mas acredito que bem administrados, a cidade de Guarulhos possa ter seus representantes na elite do futebol nacional, assim como colocou diversos atletas em grandes clubes”, encerrou.
 
A cidade de Guarulhos possui o segundo PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo e o nono do País. Municípios de menores expressão econômica conseguiram ter representantes na divisão especial do futebol paulista como Monte Azul Paulista, que conta com aproximadamente 19 mil habitantes, com o Atlético Monte Azul em 2010. Em 2009, o Flamengo ficou muito próximo de quebrar esta escrita ao ficar com a 5ª posição na Série A2 do Paulista.
 
Leonardo começou sua carreira aos 12 anos com a camisa do Santos (SP), pelo qual foi campeão Brasileiro em 2004 e Paulista de 2007. Depois vestiu as camisas do ucraniano Shakhtar Donetsk, onde foi campeão nacional em 2006, São Caetano (SP), Vasco (RJ), Grêmio Prudente (SP), Avaí (SC), Atlético (GO), Criciúma (SC) e Ponte Preta (SP). Ele também defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 em 2003 e conquistou o mundial da categoria neste ano.
 

Posso ajudar?