Cidades

Atletas guarulhenses participam da Copa da Inclusão no Sesc Itaquera

Atletas de Guarulhos participam a partir deste sábado da Copa da Inclusão, que acontece no Sesc Itaquera, durante seis sábados, com exceção de 6 de setembro. O projeto foi criado em 2005 pelo psicólogo Ed Otsuka, fundador da Ong Sã Consciência.
 
Guarulhos será representado este ano pelos serviços de Saúde Mental Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Osório Cesar, Caps Arco íris, Caps Alvorecer e Projeto Tear.
 
Este ano 12 cidades que contam com serviços de Saúde Mental, além de Guarulhos, participam do evento. O projeto recebe também pessoas de Itapetininga, Suzano, Mogi das Cruzes, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ferraz de Vasconcelos.
 
A Copa de Inclusão oferece atividades diferenciadas para que todos possam participar. As modalidades são vôlei, queimada, tênis de mesa, xadrez, damas, dominó, oficinas, dança circulares, música, teatro e capoeira.
 
O objetivo do projeto é mostrar que os portadores de deficiência mental são capazes de fazer muitas atividades e ainda levantar as discussões sobre reforma psiquiátrica, luta antimanicominal e o fortalicimento dos atendimentos pelo SUS. Com isso a organização espera promover novos olhares para que os participantes tenham seus direitos reconhecidos.
 
O evento recebe também a Feira de Geração de Renda com produtos confeccionados nas sedes dos serviços de Saúde Mental pelos  projetos que participarão com seus atletas.
 
Segundo Ed Otsuka, este ano o evento espera receber 76 serviços de Saúde Mental com aproximadamente 1.500 pessoas.