O Atlético-MG está na final da Copa Sul-Americana 2025. Na noite desta terça-feira (28), o Galo venceu o Independiente del Valle por 3 a 1, na Arena MRV, e carimbou o passaporte para Assunção, onde disputará o título no dia 22 de novembro, no Defensores del Chaco.
Os gols da vitória mineira foram marcados por Guilherme Arana, Bernard e Hulk, que encerrou um jejum de 15 partidas sem marcar. Spinelli descontou para os equatorianos.
O Atlético agora aguarda o vencedor de Lanús x Universidad de Chile, que fazem o jogo de volta da outra semifinal nesta quinta-feira (30), na Argentina a ida terminou empatada em 2 a 2.
Pressão desde o início e domínio do Galo
Empurrado por mais de 45 mil torcedores, o Atlético começou o jogo em ritmo intenso. Logo aos dois minutos, Junior Alonso obrigou o goleiro Villar a fazer grande defesa em cabeçada após escanteio.
Com Dudu inspirado pela esquerda, o Galo mantinha a posse e pressionava o adversário, enquanto o Del Valle buscava responder em contra-ataques, mas sem sucesso.
Aos 36 minutos, o alvinegro foi recompensado: após jogada trabalhada pela esquerda, a bola sobrou na entrada da área e Guilherme Arana, de perna direita, finalizou firme para abrir o placar.
O gol incendiou a torcida e deu ainda mais confiança ao time. Pouco depois, aos 43 minutos, Dudu arrancou pelo meio e encontrou Bernard, que mostrou toda sua categoria e encobriu o goleiro Villar, fazendo 2 a 0 e transformando a Arena MRV em uma festa.
Hulk quebra o jejum e garante a classificação
O segundo tempo começou com o Del Valle tentando reagir. Os equatorianos arriscaram chutes de média distância e conseguiram diminuir aos 18 minutos, quando Arroyo finalizou forte e Éverson deu rebote nos pés de Spinelli, que empurrou para as redes.
Apesar do susto, o Atlético manteve o controle emocional e seguiu superior. Aos 28 minutos, veio o momento mais aguardado: após lançamento, Hulk dominou, avançou sozinho e tocou com tranquilidade na saída do goleiro, fim do jejum de 15 partidas sem marcar e festa completa em Belo Horizonte.

A partir daí, o Galo apenas administrou a vantagem, se defendendo bem e neutralizando as tentativas desesperadas dos visitantes. Com o apito final, explosão de alegria nas arquibancadas e vaga garantida para a grande final.
Fair play e respeito após o confronto
Mesmo com a eliminação, o Independiente del Valle demonstrou espírito esportivo nas redes sociais. O clube parabenizou o Atlético-MG pela classificação, afirmando:
“Obrigado, equipe, por dar tudo de si e nos permitir sonhar. Parabéns, Atlético, pela classificação.”
Com o placar agregado de 4 a 2, após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Atlético-MG chega à final motivado, embalado por sua torcida e sonhando em erguer o segundo título internacional de sua história.


