Esportes

Atlético-MG vence, sobe para 6º e complica Palmeiras

O Atlético Mineiro derrotou o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio Independência, neste domingo, em Belo Horizonte, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Diego Tardelli e Dátolo, a equipe local chegou à sexta vitória na competição e aos 22 pontos ganhos, na sexta posição. A equipe paulista, que contou com gol marcado pelo centroavante Henrique, chegou à oitava partida seguida sem vitória no Brasileirão e à oitava derrota, aproximando-se perigosamente da zona do rebaixamento. Ficou na 14ª colocação, com 14 pontos, um a mais que o 17º colocado, o Botafogo, primeiro time da região da degola.

Nas formações das equipes para a partida em Belo Horizonte, enquanto o Palmeiras apenas trocou Wendel por Weldinho na lateral direita em relação à equipe titular que venceu o Avaí na quarta-feira pela Copa do Brasil, do lado do Atlético a grande novidade da partida foi a volta do atacante Jô, que havia ficado de fora contra a Chapecoense, pelo Brasileirão, também na quarta, por causa de problemas familiares. Em contrapartida, o técnico Levir Culpi não conseguiu contar com o volante Leandro Donizete, com uma lesão na panturrilha, e com o zagueiro Réver, com dores no tornozelo, substituído por Jemerson.

O jogo começou bastante disputado e a primeira boa chance de abertura do marcador do jogo foi do Palmeiras, aos 4 minutos do primeiro tempo. Após uma jogada do meia Felipe Menezes pela esquerda, a bola sobrou para Wesley na meia-lua. O meia chutou de fora de área para defesa tranquila do goleiro Victor.

Na sequência, aos 6 minutos, foi a vez de o Atlético responder. Em cobrança de falta, Diego Tardelli cobrou com perigo, mas a bola passou acima do travessão do goleiro Fábio.

Aos 9 minutos, o lateral Weldinho chutou de fora da área e levou perigo para Victor, que rebateu a bola rasteira com dificuldades para fora de campo. No minuto seguinte, o atacante Leandro chegou a marcar para o Palmeiras, mas o árbitro auxiliar anulou o gol, marcando impedimento. Aos 12, Diego Tardelli também marcou para o Atlético, mas também teve o gol anulado por impedimento.

Aos 17, depois de um escorregão do zagueiro argentino Tobio, o atacante Jô teve grande chance de abrir o placar. A bola sobrou livre para ele na grande área, mas o chute do jogador do Atlético bateu na rede, pelo lado de fora.

Num dos grandes lances do primeiro tempo, Diego Tardelli quase marcou um golaço aos 22. Ele recebeu a bola ainda na intermediária, ajeitou a bola e arriscou um lindo chute. O gol só não saiu porque o goleiro Fábio fez uma bela e importante defesa, espalmando a bola para fora.

Depois do grande momento, os dois times tiveram um período de escassez de lances agudos, tanto por conta da marcação mais forte como pela pouca técnica de vários jogadores. Os lampejos de lucidez ficavam com Diego Tardelli, pelo Atlético, e com Allione, pelo Palmeiras.

Quando o primeiro tempo se aproximava do fim, foi exatamente Diego Tardelli que marcou o primeiro gol da partida. Aos 44, em mais um petardo de fora da área, ele chutou com categoria, desta vez sem chances para Fabio, fazendo um golaço, para delírio da torcida da atleticana.

SEGUNDO TEMPO – Na volta para o segundo tempo, ambas as equipes não vieram com o mesmo ímpeto da primeira etapa, com o Palmeiras até menos atuante do que anteriormente. Entretanto, foi justamente a equipe alviverde que aproveitou o primeiro lance mais agudo do período para empatar a partida.

Aos 8 minutos, depois de cobrança de escanteio de Allione, o centroavante Henrique não desperdiçou o vacilo de marcação atleticano. Na pequena área, com grande oportunismo, empurrou a bola para o fundo das redes de Victor: 1 a 1.

O gol alviverde foi importante para fazer voltar às equipes a intensidade do primeiro tempo. Aos 13, numa saída errada do Palmeiras, a bola sobrou livre para Jô desempatar. O atacante do clube mineiro recebeu livre na grande área e mandou para fora, atrapalhado por Fábio, que fechou ângulo.

Aos 19, time e torcida do Atlético reclamaram desesperadamente de um pênalti não marcado pelo juiz. Em jogada na grande área, o atacante Luan, que havia entrado no lugar de Maicosuel, foi empurrado pelo zagueiro argentino Tobio.

O jogo ficou quente e, aos 23, o Atlético quase fez o segundo gol com Dátolo, que havia entrado no lugar do lesionado Guilherme. O meia recebeu a bola na entrada da área e arriscou um chute que passou com muito perigo acima do travessão de Fabio.

Com a entrada do argentino Mouche no lugar do lento Leandro e de Josimar no lugar de Wesley, o Palmeiras tentava equilibrar a marcação e aproveitar os contra-ataques. Com isso, levava perigo ao gol do Atlético, que, nem por isso deixava de atacar.

Aos 31, numa grande confusão na pequena área do Palmeiras, o Atlético por muito pouco não desempatou. Num bate-rebate, a bola ficou muito próxima da linha do gol, mas, para alívio da torcida alviverde, foi afastada pela defesa do time paulista.

Jogando em casa, a equipe mineira não queria desperdiçar a possibilidade de marcar três pontos. Aos 38, em jogada de Dátolo na pequena área, o goleiro Fabio fez um milagre, rebatendo, cara a cara e com os pés, o forte chute do atleticano.

De tanto apertar o Atlético chegou ao segundo gol. Aos 41, depois de um vacilo do volante Josimar na intermediária, o time mineiro criou uma jogada de ataque que sobrou para meia Dátolo. Ele aproveitou um rebote da defesa e mandou para o fundo das redes de Fábio: 2 a 1 para alegria da torcida local no Independência, que festejou o placar favorável até o juiz encerrar a partida, aos 49 minutos.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Atlético vai a Florianópolis para enfrentar o Figueirense, no domingo, dia 17. O Palmeiras, por sua vez, será o mandante do clássico contra o São Paulo, no Estádio do Pacaembu, também no domingo.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 2 x 1 PALMEIRAS

ATLÉTICO-MG – Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Pierre, Josué, Guilherme (Dátolo) e Maicosuel (Luan); Diego Tardelli e Jô (André). Técnico: Levir Culpi.

PALMEIRAS – Fabio, Weldinho, Lúcio, Tobio e Victor Luis; Renato, Wesley (Josimar), Allione e Felipe Menezes; Leandro (Mouche) e Henrique (Diogo). Técnico: Ricardo Gareca.

GOL – Diego Tardeli, aos 44 minutos do primeiro tempo; Henrique, aos 8 minutos, e Dátolo, aos 41 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Josué (Atlético-MG); Wesley e Tobio (Palmeiras).

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Posso ajudar?