Neste sábado, dia 27, moradores dos bairros próximos ao Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB) se reunirão para uma manifestação em prol da saúde. O protesto tem como objetivo exigir a reabertura do pronto atendimento do Hospital que atualmente só atende casos graves.
Com auxílio de um carro de som, os manifestantes pretendem sair do bairro Parque Stella em caminhada pela Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, pedindo a reabertura do pronto atendimento para todos os casos, além da melhoria no atendimento e estrutura para atender a região.
O Hospital é o principal da região. Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, assiste uma média de 8.500 pessoas por mês e conta com 188 profissionais médicos.
Serviço
Sábado, dia 27
Protesto em prol da saúde
14h
Rua José Inácio Gomes – Parque Stella – Em frente ao antigo ponto final de ônibus.
A Secretaria de Saúde informou ao GuarulhosWeb que o projeto de reorganização da assistência, desde março, prevê que o hospital cumpra sua missão, que é o atendimento aos casos de maior complexidade, ficando para outros serviços os atendimentos que exijam menor tecnologia.
“Trata-se de um projeto de reorganização da assistência na atividade de urgência/emergência, que objetiva disponibilizar os recursos tecnológicos segundo a complexidade do atendimento”, explica em nota.
Ainda segundo a Secretaria, “os pacientes com casos de menor gravidade estão sendo encaminhados para pontos que circunvizinham ao hospital como os cinco serviços de atendimento a urgência/emergência: Pronto Atendimentos Dona Luisa, Alvorada, Maria Dirce, Bonsucesso e UPA São João, permitindo distribuição da população nos serviços e garantia do atendimento.
O GuarulhosWeb questionou em quanto tempo a situação estaria resolvida e sobre a possibilidade de reabertura ainda este ano. Porém, de forma evasiva, a Secretaria apenas respondeu: “O novo modelo de atendimento na atividade de urgência/emergência objetiva disponibilizar os recursos tecnológicos segundo a complexidade do atendimento. Assim, hospital tem sido referência para os casos de maior complexidade encaminhados pelos Pronto Atendimentos da região e pelo SAMU. Esta tem sido a política adotada atualmente”. Ou seja, não há planos de reabrir o Pronto Atendimento.
Sobre os 188 médicos que trabalham no hospital, a Secretaria informou que o prestador do HMPB, no processo de readequação da assistência, adequou o quadro de recursos humanos de acordo com a realidade atual, para cumprir as finalidades para o qual está destinado:
• Internação Hospitalar em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia (Maternidade), Saúde Mental, Pediatria, UTI Adulto, UTI NeoNatal e Unidade de Cuidados Intermediário NeoNatal Convencional;
• SADT – Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutica: Centro Cirúrgico, Exames de Imagem, Métodos Gráficos, Patologia Clínica (Laboratório), Reabilitação (Fisioterapia);
• Ambulatório de Especialidades: Cardiologia Adulto e Infantil, Endocrinologia, Neurologia Adulto e Infantil, Ortopedia e Trauma, além das consultas realizadas pela equipe multidisciplinar;
• Atendimento de Urgência/Emergência (Pronto Socorro): situações agudas classificadas de maior complexidade provenientes de demanda espontânea, casos encaminhados pelos serviços de pronto socorro da região e SAMU; sendo também referência regional para o atendimento especializado em AVC (Acidente Vascular Cerebral).