Cidades

Ato público no Centro de Guarulhos marca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Um ato público com a entrega de folhetos orientativos e bottons sobre o serviço SOS Racismo à população no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta terça-feira (21). A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Guarulhos, que neste ano escolheu o tema #Respeito – Racismo é Crime!

De acordo com a subsecretária de Igualdade Racial, Andreia de Andrade, a data é um estímulo à reflexão tendo em vista não apenas que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos, mas que também se unam para lutar contra o preconceito. “A data é importante para refletir sobre práticas cotidianas de racismo que consideramos de menor importância, mas que são situações que refletem uma estrutura racista que permeia toda a sociedade brasileira”, disse a gestora.

Moradora do Sítio dos Morros, Jéssica Cristina da Luz Nascimento anseia por uma sociedade mais igualitária. “Como mãe a gente quer um país melhor para os filhos. Em lugares como supermercados, escolas ou lojas têm gente olhando torto por conta da cor da pele. Temos que viver num país livre e todos devem ser bem tratados em todos os lugares”, refletiu Jéssica, que colocou os bottons do SOS Racismo na camiseta de seus dois filhos, Davi Lucas (8) e Alexandre Gabriel (15).

Por sua vez, o segurança Fabiano Henrique Fernandes considera o país racista. “A população precisa de uma educação melhor para aprender a respeitar o direito do próximo”, disse o morador do Jardim Arapongas.

SOS Racismo

O SOS Racismo foi criado por meio da lei municipal 7.309/2014 para atender vítimas de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata. Ele oferece atendimento social e psicológico, encaminhamento jurídico e acompanhamento dos casos com o objetivo de responsabilizar o autor e promover a reparação dos danos causados à vítima de racismo.

O serviço é baseado no Estatuto da Igualdade Racial e nas leis estadual 14.187/2010 e federal 7.716/1989. Denúncias ao SOS Racismo podem ser feitas pelo telefone (11) 2402-1000 ou pelo email [email protected].

Massacre de Sharpeville

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido no dia 21 de março de 1960 em Johanesburgo, África do Sul.

Na ocasião cerca de 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra uma lei que limitava os lugares por onde os negros poderiam circular quando tropas do exército atiraram contra a multidão, matando e ferindo centenas de pessoas.

Posso ajudar?