Cidades

Ato violento durou quatro horas e meia e teve dois menores apreendidos

Segundo a Polícia Militar, a situação na região do Taboão, onde ocorreu um ato violento desde às 17h desta sexta-feira, foi controlado por volta das 21h30, depois que a Tropa de Choque fez uma varredura nas ruas do Jardim Marilena

Pelo menos cinco carros foram incendiados, dois deles dentro de um estacionamento utilizado por passageiros do Aeroporto Internacional. Cerca de 150 moradores do Jardim Marilena participaram do ato de protesto, que foi tomado por vândalos e marginais. A principal reivindicação dos moradores era a pavimentação de algumas vias do bairro.

Cansados de esperar pela Prefeitura que havia realizado esta promessa e motivados por outras manifestações pelo país contra os gastos com a Copa do Mundo, eles foram para a avenida Jamil João Zarif, a principal via de ligação entre as regiões do Taboão e São João, para chamar a atenção das autoridades. Colocaram fogo em alguns pneus velhos para parar o trânsito, até que um carro velho foi tomado pelo fogo.

Este foi o estopim para que o grupo de moradores bem intencionados desse lugar a marginais e vândalos que tornaram a área um verdadeiro campo de batalha. 

Uma moradora que participou do início dos protestos contou por telefone ao GuarulhosWeb de dentro de sua casa, onde ficou refém dos marginais por mais de três horas, que a população do bairro está cansada de sofrer com vários problemas de infraestrutura enquanto assistem o governo brasileiro gastando milhões de reais nos preparativos para a Copa do Mundo. "Isso revolta a gente", disse.

Porém, enquanto falava ao telefone, era possível ouvir o barulho das bombas e rojões que foram furtados pelos marginais de uma loja de fogos de artifício localizadas na Jamil  Zarif. Seus filhos estavam com medo.

Nas ruas do bairro, já por volta das 18h30 poucos moradores. Apenas marginais que se aproveitavam da confusão para causar mais problemas e atirar bombas contra os policiais e atear fogo em lixo e em alguns carros estacionados nas proximidades. Até um estacionamento utilizado por passageiros do Aeroporto Internacional, localizado muito próximo dali, foi invadido. Apesar de lotado de automóveis, apenas dois foram destruídos pelo incêndio, graças à rápida ação do Corpo de Bombeiros.

Pouco antes das 21h, um ônibus que fazia a linha 451, Jardim Fortaleza via Soberana, foi tomado pelos vândalos que fizeram os passageiros descer. No entanto, eles perderam o controle do veículo que bateu em um poste.

A situação só começou a ficar mais calma quando a Tropa de Choque da Polícia Militar, que precisou se deslocar de São Paulo até Guarulhos, chegou à região. Os policiais começaram a dispersar os vândalos com bombas de efeito moral e balas de borracha. Já perto das 21h ainda havia focos de protestos, com alguns desses marginais que se espalharam pelas ruas do bairro ainda tentando enfrentar a PM.

Às 21h30, a PM informou que tinha a situação sob controle. Dois adolescentes, um de 15 e um de 17 anos, foram apreendidos sob suspeita de participarem da invasão de uma loja de fogos de artifício, de onde retiraram bombas e rojões que foram usados como armas contra os policiais ainda no início dos protestos.

Posso ajudar?