Guarulhenses que foram contemplados pelo programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, reclamam de atraso na entrega dos apartamentos do Conjunto Habitacional Portal Flora, em Bonsucesso. Segundo futuros moradores, em dezembro de 2014, quando ocorreu o sorteio, o empreendimento já estaria concluído.
Os contemplados do Portal Flora, localizado na rua Serranos, reclamam da falta de comunicação da Secretaria de Habitação e da Caixa Econômica Federal. “No sorteio recebemos a informação de que estava faltando finalizar o asfalto da rua e esgoto que seria de responsabilidade da Cetesb. Fizemos a vistoria em fevereiro de 2016 e até o momento não temos data de entrega de nossas casas”, explicou uma futura moradora que não quis se identificar.
Com as fortes chuvas, as margens do rio Baquirivu, região de onde os moradores devem ser retirados, têm sido afetadas. Na tarde de terça-feira (1), moradores gravaram imagens de casas alagadas e famílias que perderam seus pertences.
Assim como no caso dos moradores da Hatsuta, registrado pelo GuarulhosWeb, as crianças em idade escolar estão matriculas em escolas na região onde os conjuntos habitacionais estão construidos, mas continuam estudando no bairro de origem. “Com a demora na entrega muitas famílias já não moram onde estavam antes, ficando assim sem vaga temporária nessas escolas. A Secretaria alega que está aguardando um documento da Caixa mas isso não aconteceu ate agora”, explicou a denunciante.
A prefeitura informou que apenas a Caixa, órgão responsável pela obra e demais procedimentos, pode afirmar prazo. A Secretaria de Habitação apenas trabalha com os prazos informados pela Caixa.
Sobre as crianças em idade escolar, a prefeitura afirmou que tem realizado reuniões para solucionar dúvidas dos moradores nos mais diferentes assuntos e que nenhuma criança será prejudicada.
A Caixa Econômica Federal informou que “já tiveram início os procedimentos para a entrega de chaves do Residencial Portal Flora em Guarulhos. A documentação para legalização do empreendimento está em trâmite no cartório de registro de imóveis. Das 1500 unidades, 1055 já foram vistoriadas pelos futuros moradores conforme cronograma de vistorias desenvolvido pela Prefeitura municipal e pela Construtora. E já estão sendo realizadas a revisão dos serviços executados e a limpeza final para a entrega. A segurança do local foi reforçada pela construtora e a Prefeitura está finalizando a pavimentação da rua de acesso”.
“A data de entrega dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) são definidas conjuntamente pelos órgãos envolvidos (Poder Público, CAIXA e Governo Federal) e podem sofrer alterações em razão de ajustes de natureza técnica, estrutural do empreendimento ou legais. Assim que as obras estiverem concluídas, a data de entrega será divulgada às famílias selecionadas pelo programa”.