Além da readequação, que não tem prazo para terminar, a manutenção da rede elétrica na cidade depende da regularização de pendências financeiras que o Governo Municipal possui com a EDP Bandeirante, concessionária responsável pela prestação de serviço. No entanto, a empresa preferiu não revelar a dívida qua a municipalidade possui com ela.
Entretanto, a EDP Bandeirante esclareceu que atua na cidade de Guarulhos como prestadora de serviço na manutenção da iluminação pública. Os problemas relacionados a este trabalho foi objeto de discussão entre os parlamentares na Sessão Plenária da Câmara Municipal nesta terça-feira, 07. Nela foram relatados situações que proporcionam vulnerabilidade ao munícipe pela falta de iluminação.
Contudo, a distribuidora ressaltou que está em tratativa com a Prefeitura para regularização da pendência e normalização do serviço. Mas não revelou qualquer prazo para a resolução da questão financeira e retorno desta atividade, além do valor devido pelo Governo Municipal a empresa. De acordo com fontes consultadas pelo GuarulhosWeb, a situação se agravou no final do último ano.
A concessionária orienta os munícipes que em caso de solicitações referentes a rede elétrica da cidade, estas devem ser encaminhadas diretamente ao órgão municipal. Mas ao acessar o endereço eletrônico da empresa na internet para solicitar qualquer tipo de serviço a resposta é automática: "O Serviço de manutenção de Iluminação Pública está suspenso devido a existência de pendências por parte da Prefeitura Municipal".
Esta justificativa causou a revolta do munícipe Adriano Natasha, que em seu perfil na rede social questionou às autoridades municipais quais serão as providências à serem tomadas para solucionar este caso, além de citar pelo menos quatro bairros da cidade que apresentam problemas na iluminação pública de suas vias.
"Até quando vamos ficar no escuro? Fui pedir reparos na iluminação pública e olha a resposta. Será que onde o Prefeito mora, a iluminação pública esta com problema? Rua João Jamil Zarif está parcialmente apagada, (assim como o) Jardim São João, Jardim Lenize, Jardim Bondança e Seródio. Todos esses bairros tem problemas de iluminação pública. Será que alguém pode avisar o Sr. Almeida que precisa acertar as pendências com a Bandeirantes", reclamou.