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Atual depois de 15 anos no mercado, Honda Fit EX ainda é sinônimo de confiabilidade

Há 15 anos no mercado brasileiro, o Honda Fit já passou por algumas reestilizações e aprimoramentos tecnológicos. Neste mesmo período, assistiu a uma avalanche concorrentes, lançados e descontinuados, que buscaram espaço no mesmo nicho. Quando poderia se prever que trata-se de uma receita envelhecida, a Honda consegue manter seu monovolume compacto atraente e com as inovações necessárias para seguir atual e em boas condições para enfrentar a concorrência. 
 
O GuarulhosWeb avaliou o Fit EX, uma versão abaixo da topo de linha EXL, mas que oferece muitos equipamentos embarcados, bastante tecnologia e segurança. Equipado com motor 1.5 e câmbio automático, é sempre ótima opção para quem quer mais que um carro compacto, que oferece bastante espaço interno, desempenho razoável e muito, mas muito mesmo, custo-benefício, para quem se propõe a desembolsar R$ 75.060,00. 
 
Nestes 15 anos de estrada, o Fit se notabilizou por vários fatores. Além de ser o primeiro a oferecer câmbio automático entre os compactos, quando ainda era difícil encontrar o equipamento até entre modelos maiores, já de destacava pela versatilidade, qualidade e espaço interno. O habitáculo de um 2003 é praticamente idêntico ao de um 2018. Há sim marcantes aprimoramentos no design, segurança e conforto, tornando-o ainda mais completo e atraente.
 
A transmissão CVT, uma marca do Fit, evoluiu. Com conversor de torque e maior abrangência de relações, melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. O motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, é o suficiente para garantir ótima dirigibilidade e não pipocar nas mais diferentes condições, seja numa condução mais conservadora ou até mesmo quando é necessário uma puxada mais forte. Garante o  desempenho que se espera e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm . Com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
 
Mais atraente
O Fit 2018 traz novo design frontal e traseiro, bem como tecnologias modernas de iluminação, como luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED na versão EX. Na segurança, destaque para a inclusão do sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade, e do sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas, que evita que o carro desça por alguns instantes ao se tirar o pé do freio em subidas, entre outras tecnologias. O Fit EX avaliado traz de série ainda ar-condicionado digital e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
 
No visual do 2018, destaque para novos para-choques de desenho mais encorpado, grade frontal redesenhada e novos faróis e lanternas. As lanternas com iluminação em LED também acendem na região das colunas traseiras, aumentando ainda mais a visibilidade e a segurança.  Conta ainda com o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS (Emergency Stop Signal) que, em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás, minimizando o risco de colisões traseiras. A versão EX conta tem rodas de 16 polegadas com novo acabamento escurecido. 
 
Na segurança, além dos dois airbags frontais, o Fit EX adota os laterais. De série, oferece também freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil. A adoção de uma nova caixa de direção elétrica, com motor sem escova, melhora a resposta e a sensibilidade de condução.
 
O Fit EX CVT adota o mesmo painel Bluemeter da versão top de linha EXL, setas nos retrovisores externos e volante revestido em couro com controles do piloto automático (Cruise Control). O sistema de áudio desta versão é composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB. O sistema HFT (Hands Free Telephone), posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. 
 
O Honda Fit traz ainda diferenciais únicos em seu segmento, como o aproveitamento do espaço interno, com o tanque de combustível na posição central, e o exclusivo sistema de configuração modular dos bancos. A tecnologia permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos, além do modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
 

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