Cinema

Audi A1 – O “grande” sub-compacto que faturou como importado do ano

Modelo compensa perfeitamente seu tamanho com várias possibilidades

Impossível falar que o Audi A1 é um carro pequeno. Apesar de se enquadrar da categoria dos sub-compactos, ter dimensões reduzidas, ele é grande. E não há qualquer contradição nisso. No comando de um, a gente se sente numa posição superior, já que ele se comporta – nos mais diferentes aspectos – como um legítimo alemão, com uma série de recursos disponíveis apenas em automóveis de segmentos superiores. O Jornal do Farol Autos ficou dez dias com o A1, quando rodou cerca de 1.000 quilômetros, o suficiente para entender porque ele acaba de faturar o prêmio Abiauto do Ano na categoria importados, numa disputa que reuniu nada menos que o Chevrolet Camaro e o Mercedes Benz Classe C.

Concebido como carro urbano, o A1 se destaca na cidade, principalmente por seu layout, diferente de tudo que tem por aí, mas reforçando tratar-se de um quatro argolas, destacado no visual dianteiro, quase que inconfundível. À primeira vista, passa a impressão de ser um dois lugares. Mas outros dois ocupantes vão com razoável nível de conforto no banco traseiro. A distância entre-eixos de 2,47 metros garante esta comodidade. Até o acesso é facilitado já que os bancos da frente deslizam aumentando o espaço para o acesso. Só o compartimento de bagagem, como não poderia ser diferente, comporta só 267 litros. É pequeno, mas se viajarem apenas dois passageiros, dá para rebater o banco traseiro e levar 920 litros de bagagem.

No trânsito urbano, além de chamar a atenção, o Audi A1 é esperto. Arranca com suavidade e de forma rápida, graças a seu motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. É pisar no acelerador para o carro responder imediatamente, com uma eficiência de fazer inveja. O computador de bordo indica um consumo sempre acima de 12 km/l, uma marca fantástica para um carro com esse tipo de desempenho.

Um dos motivos de tamanha eficiência está no sistema start-stop, que auxilia na economia de combustível e redução de emissões de CO2. A tecnologia, até então restrita ao modelo A8 e ao novo A7, consiste em desligar o motor do carro sempre que o veículo estiver parado e com a marcha desengatada. Basta tirar o pé do freio, que ele religa imediatamente.

Consumo na estrada é quase imbatível

Mas se na cidade, o consumo chama a atenção, na estrada ele se supera. Em três diferentes momentos da avaliação, sempre pisando forte, o Audi A1 revela ser imbatível neste quesito. Na primeira situação, descendo a Serra do Mar, rumo a Riviera de São Lourenço, 18,2 km/l. Nas outras duas viagens, sempre com ar condicionado acionado, e com velocidades próximas aos 150 km/h na maior parte do tempo, consumo acima dos 15 km/l.

A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual. As trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo. No painel, dá para perceber que, nos momentos mais críticos, ele reduz da sétima para a quarta, dá a resposta solicitada e, em seguida, quase que de forma imperceptível, já engatou a número 7 de novo, quase que deslizando sobre o asfalto.

Conectado ao mundo em grande estilo

O A1 vem equipado com interface bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod). O sistema de navegação é opcional, assim como o teto solar panorâmico Open Sky elétrico, o sistema keyless-go (botão de partida automática sem a chave), sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.

O sistema surround de áudio Bose de 465 watt, 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED também está na lista de opcionais. Entre outros equipamentos de série, destaque ainda para as lanternas traseiras com LEDs, sistema de assistência de partida em aclives, ar-condicionado, sensor de chuva e luz, sistema de alarme, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros.

Caraterísticas mecânicas

  • Motor: 1.4 litro TFSI
  • Transmissão: S-tronic com 7 velocidades
  • Consumo médio: 18,8 km/litro (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 segundos
  • Velocidade máxima: 203 km/h

Principais itens de série

  • Ar condicionado;
  • Faróis bi-xênonio, com ajuste automático de altura e luzes diurnas em LEDs;
  • Faróis de neblina;
  • Volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles;
  • Audi music Interface;
  • Rádio Concert com CD player;
  • Tela de configurações de 6,5 polegadas;
  • Bluetooth;
  • Airbags dianteiros frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro;
  • Assistente de partida em aclives;
  • ESP/ABS;
  • Computador de bordo;
  • Rodas aro 16 com pneus 215/45 R 16

Preço – R$ 89.900,00.

Ficha Técnica

  • Cilindros 4 em linha
  • Cilindrada 1390 cm³
  • Potência 122 cavalos
  • Torque 200 Nm
  • Câmbio S-tronic 7 vel.
  • Tração dianteira
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 8.9 segundos
  • Velocidade máxima 203 km/h
  • Consumo na cidade 15.4 km/L
  • Consumo na estrada 21.7 km/L
  • Consumo combinado 18.8 km/L
  • Peso 1200 kg
  • Comprimento 3954 mm
  • Largura 1740 mm
  • Altura 1416 mm
  • Entre eixos 2469 mm
  • Capacidade do tanque de combustível 45 l
  • Capacidade do porta-malas 270 l

Posso ajudar?