Em 2003, a Audi deixou de produzir o A3 no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Na ocasião, o complexo industrial foi absorvido pela Volkswagen e o A3 reformulado voltou a ser importado. Doze anos depois, o modelo mais vendido pela marca alemã no Brasil volta a ser nacional.
Trata-se do A3 Sedan, que chega às concessionárias na segunda quinzena de novembro. As versões foram atualizadas e trazem agora uma maior gama de equipamentos de série, mais opcionais e duas novas opções de motorização.
A adoção de novos motores e um significativo aumento no desempenho marcam o lançamento do A3 Sedan nacional. As versões Attraction e Ambiente passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com injeção direta de combustível, 150 cv de potência e 250 Nm de torque. A topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI, completará a linha posteriormente.
Com ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, o motor turbo flex de 1,4 litro com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos.
Versões
Com o novo motor bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction, traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. O comprador pode optar entre as cores cinza e preto para o acabamento interno.
A Attraction conta também com sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode proporcionar um aumento na economia de combustível que pode chegar a 10%, sobretudo nas grandes cidades. O equipamento inclui o rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas de diâmetro.
A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro.
Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, consideravelmente mais ampla do que a da versão importada. Entre os principais equipamentos está o rádio MMI plus com sistema de navegação. O Pacote Design inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, enquanto o pacote Assistance traz controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré.
PREÇOS:
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attractive: R$ 99.990
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 109.990
Pacotes de opcionais:
MMI Plus: R$ 13 mil
Design: R$ 13 mil
Assistance: R$ 10 mil
Assistance Plus: 18 mil