Carro

Audi A4, um espetáculo sobre rodas

A alemã Audi não se cansa de aperfeiçoar seus produtos. Tanto é assim que o sedã A4 já está em sua nona geração em pouco mais de 20 anos. É quase um carro novo a cada dois anos. E a versão 2016, uma Ambiente (top de linha), que sai por R$ 182.990, avaliada durante 10 dias pelo GuarulhosWeb, apresenta-se exatamente assim: uma série de novidades em relação à versão anterior, que ainda não envelheceu.  De quebra, não dá para deixar de observar. Trata-se de um show de automóvel.
 
Há mudanças no visual, internamente e na motorização. A tecnologia estabelece novos parâmetros para o segmento médio-grande premium. O novo A4 conquista o consumidor já do lado de fora com um desenho, que transmite elegância. Na dianteira, a grade é larga e baixa, integrando-se aos faróis full-LED. As linhas ao longo das laterais resultam em uma aparência esportiva e alongada. O capô envolve as bordas superiores dos para-lamas. A linha de ombro começa nos cantos dos faróis e se curva na direção da traseira.
 
A tampa do porta-malas do sedã termina em uma borda claramente definida. Como os faróis, as lanternas traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado.  As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes traseiras.
 
 
 
Entre e fique (muito) à vontade
 
Depois de ficar encantado com o visual do novo Audi A4, prepare-se para o espetáculo que se apresenta lá dentro. Ele oferece o Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com detalhamento e efeitos sofisticados.
 
O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. O motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.  Para completar, há ainda o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como parte do Pacote Tech opcional.
 
Mas não é só visual. A funcionalidade é fantástica. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes.  Todos os ocupantes desfrutam de um generoso espaço. A frente do painel apresenta diversas saídas de ar e uma grande superfície feita de materiais nobres e de alta qualidade.
 
 
 
 
Potência de 190 cavalos garante satisfação ao dirigir
 
Se não basta conquistar pelo visual, elevado nível de conforto interno e tecnologia, chegou a hora de acelerar.  O A4 conta com o motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, que gera 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho poderoso: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. É pisar e ir muito além em pouquíssimo espaço e com ampla sensação de segurança.
 
Com um estilo de condução moderado, é possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno. Aliás, como em outros modelos da Audi, já avaliados, é possível modificar a forma de condução, de forma bastante simples, a partir de toques no painel. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select.
 
Durante a avaliação, utilizando a configuração Comfort, que preza por uma condução mais tranquila, prezando pelo conforto, sem ser nervoso em excesso, em estrada, apresentou consumo próximo aos 12 km por litro de gasolina. Na cidade, ficou pertinho dos 10 km/l. Quando se opta pelo outro extremo – Dynamic -, o A4 vira o bicho. Mas o consumo vai lá para cima.
 
Há que se destacar também o eficiente câmbio S tronic de sete velocidades. Como dispõe de dupla embreagem, as trocas de marchas são quase instantâneas. Para maior economia de combustível, a Audi informa que o câmbio agora oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.
 
 
Equipamentos de série e opcionais
 
Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
 
Outros pacotes complementares são o Assistance e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.

Tags
Posso ajudar?