O HOJE realizou nesta semana um teste-drive com um dos carros compactos mais rápidos do mundo, o novo Audi RS 3. No Brasil, serão somente 30 unidades comercializadas a módicos R$ 299 mil. Trata-se da versão super esportiva do A3, com números que impressionam. Tem motor de 2,5 litros turbo de cinco cilindros, que produz 340 cv de potência e 450 Nm de torque. Resultado: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, controlada eletronicamente.
Na estrada, entre São Paulo e a Riviera de São Lourenço, em pouco mais de 100 quilômetros, foi possível entender no pé o que isso significa. Deu para notar ser quase impossível segurar a fera dentro dos limites de velocidade das rodovias dos Imigrantes, Piaçaguera-Guarujá e Rio-Santos. O RS 3 é forte demais. Pode se tornar uma arma na mão de motoristas sem a devida habilidade para domá-lo. Apesar de toda a esportividade, que deixa carros desse tipo duros demais, o RS 3 consegue ser confortável. Motorista e seus acompanhantes se acomodam com elevado nível de conforto, principalmente nos bancos da frente, que praticamente vestem seus felizes ocupantes.
O carro vem equipado com transmissão S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, tração permanente quattro, rodas de 19 polegadas e bancos dianteiros esportivos, itens que estabelecem novos referenciais de desempenho e tecnologia entre os hatchbacks esportivos. Na verdade, a Audi exagera ao dotar seu hatchback compacto com o que há de mais extremo em esportividade e tecnologia de ponta.
Como pesa apenas 1.575 kg, o RS 3 consegue – além do ótimo desempenho – ser econômico. Segundo números divulgados pela Audi, faz, em média, 11 km por litro de combustível e emite 212 g de CO2 por km. Essa eficiência deve -se, em parte, ao funcionamento da bomba de óleo sob demanda e ao sistema regenerativo que recupera energia quando o carro desacelera, o famoso Kers, sistema que vem sendo utilizado na Fórmula 1 e já equipa outros modelos da marca.
O propulsor 2,5 TFSI, de 2.480 cm3, tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total). O torque máximo de 450 Nm já está disponível em baixas rotações – 1600 rpm – e mantém – se constante até 5.300 rpm, oferecendo excelente elasticidade e proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.
Detalhes técnicos fazem a diferença neste superesportivo alemão
Para entender o que significa a tecnologia e esportividade do RS 3, vale seguir a didática na divulgação da Audi sobre o modelo. Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é ultra-compacto , pesando apenas 183 kg. O bloco é feito em ferro fundido de grafite vermicular, que oferece alta resistência e leveza ao mesmo tempo. Vale ressaltar que a Audi é a montadora que pela primeira vez utilizou este material em um motor a gasolina.
O turbocompressor gera até 1,2 bar de pressão de alimentação e o intercooler atinge uma taxa de eficiência de mais de 80 por cento. Como em todos os motores turbos a gasolina da Audi, este 2,5 TFSI combina tecnologia turbo com a injeção direta de combustível FSI. A união destas duas tecnologias possibilita uma alta taxa de compressão (10:1) e eficiência elevada.
O novo Audi RS 3 Sportback vem equipado com transmissão S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. Como as marchas ficam pré-engatadas, a mudança é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível de potência. O câmbio pode ser operado em dois modos automáticos e um manual, por meio de shift paddles no volante.
Tração Quattro garane fôlego
O sistema de tração integral permanente quattro, o novo Audi RS 3 Sportback dá um show de estabilidade e dinamismo. Garante fôlego na retomadas e maior controle mesmo quando comparado a outros esportivos. Seu elemento central é uma embreagem multi-plate controlada eletronicamente e montada de forma a alcançar uma distribuição ótima de carga por eixo.
Graças à tração quattro, o poder de propulsão pode ser distribuído para cada eixo conforme a necessidade. Sempre que ocorre um deslizamento em um dos eixos, uma bomba elétrica intervém em milésimos de segundos para aumentar a pressão de óleo nas placas da embreagem, permitindo o redirecionamento do torque conforme a necessidade.
O desenho e a geometria do conjunto da suspensão colocam o veículo em um nível superior de estabilidade. A suspensão four-link traseira está ancorada em um subchassi e pode lidar com as forças longitudinais e laterais separadamente. Na dianteira, a suspensão McPherson, também com um subchassi separado, teve o curso ampliado para 1.564 milímetros.
O que o RS 3 oferece:
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rodas de alumínio de 19 polegadas
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pneus 235/35 (na dianteira) e 225/35 (na traseira).
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rodas com polimento e acabamento em titânio, mas há a opção de acabamento preto com detalhes em vermelho.
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sistema de freio com discos internamente ventilados com 370 milímetros de diâmetro, na dianteira, e 310 mm, na traseira.
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Anéis de fricção dianteiros são perfurados para máxima dissipação de calor, as pinças em alto brilho e ostentam logotipos RS.
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Sistema Eletrônico de Estabilização (ESP) ofereceum modo Sport e pode ser desligado por completo.
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faróis de xenon plus
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spoiler dianteiro, a grade frontal e as entradas de ar garantem personalidade ainda mais esportiva ao modelo
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para-lamas dianteiros feitos em fibra de carbono com plástico reforçado (CFRP)
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retrovisores com acabamento em alumínio fosco
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spoiler de grandes dimensões.
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difusor preto brilhante
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duas ponteiras de escape elípticas à esquerda
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logotipos RS 3 na grade dianteira e na tampa do porta-malas.
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interior do veículo totalmente negro e ostentando logos RS 3
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bancos dianteiros esportivos
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volante em couro multifuncional esportivo com base plana e os acabamentos em
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alavanca de transmissão e instrumentos especialmente concebidos para esta versão
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sistema de informação do condutor exibe a pressão do turbo e a temperatura do óleo, assim como um contador de voltas com cronômetro para o caso de utilização do veículo numa pista de corrida.
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sistema de estacionamento traseiro
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controle de temperatura
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sistema de som Bose
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faróis em xenon plus com luzes diurna s em LED.