Política

Audiência discutirá segurança pública na Câmara

Comissão de Segurança Pública debaterá cooperação entre município e estado

No próximo dia 9 de abril, a Comissão de Segurança Pública, presidida pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB), se reunirá na Câmara para discutir o Projeto de Lei nº 152/11, de autoria do vereador Alan Neto (DEM), que dispõe sobre um convênio de cooperação entre a Prefeitura de Guarulhos e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para adesão ao projeto denominado "Operação Delegada".

Criada em 2009, a Operação Delegada tem o objetivo de permitir a participação de policias militar, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização. Com a operação, os policiais podem trabalhar fardados, com o suporte de viaturas oficiais e com suas armas e coletes de proteção.

Segundo a Polícia Militar, há cerca de 6.400 policiais no "bico oficial". O orçamento de 2011 para a parceria é de R$ 100 milhões. Caso atue 96 horas mensais (máximo permitido) na operação, um policial pode ter um reforço de, em média, R$ 1.600,00 mensais no salário. Além do aumento na renda, o policial evita fazer bico fora da corporação.

Desde o início da Operação Delegada na capital, o número de policiais militares mortos em horários de folga caiu 78%, segundo dados da corporação. Nos primeiros quatro meses daquele ano, quando o projeto ainda não existia, 23 soldados morreram fora de serviço. Já neste ano, em igual período, foram registrados cinco óbitos.

"É uma solução em que todos ganham. A Prefeitura melhora sua capacidade de fiscalização e controle da desordem urbana, o Estado ganha pela redução dos crimes; o policial ganha pela melhoria da as qualidade de vida e, principalmente, o cidadão, por poder fazer compras em locais mais seguros e protegidos", avalia o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar.

"É importante que toda a população participe, assim como a OAB, sindicatos e outras entidades para que justos consigamos que a Prefeitura firme esse convênio com o Estado e garanta a segurança para a cidade", ressaltou Celestino.

A comissão se reunirá às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos.

Posso ajudar?