As aulas presenciais do Ensino Médio, EJA e Ceeja devem ser retomadas no dia 7 de outubro para cidades que estão há mais de 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. A decisão, que abrange Guarulhos e precisa ser avalizada pelo prefeito Guti, foi anunciada pelo governador João Doria, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 18/9.
Para a retomada da rede estadual, que ainda é opcional, cada escola estadual deverá criar um plano de ensino com segurança e enviar à Diretoria de Ensino. Em conjunto com a Secretaria da Educação, o protocolo será avaliado e a instituição precisará aguardar a aprovação para o retorno das aulas.
Caso a escola não receba a autorização, o Estado promete auxiliá-la de modo que atenda as condições necessárias de funcionamento. Para o retorno, o governo promete investir R$ 50 milhões em equipamentos de proteção, como máscaras e álcool gel.
Se o prefeito Guti autorizar o retorno, a preferência será para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Porém, se a escola julgar necessário, poderá retomar aulas das demais séries da mesma etapa de educação.
Em 3 de novembro, as demais séries poderão ser integradas à retomada, também se autorizadas pela administração municipal.