Cidades

Aulas em Guarulhos devem começar a retornar a partir de 10 de janeiro 

Secretaria Municipal de Educação definiu protocolos de segurança para permitir o retorno gradual nas escolas da rede pública e privada em Guarulhos

 Fechadas desde o final de março devido à pandemia de coronavírus, as escolas de Guarulhos, tanto da rede público como privada, devem começar a receber alunos a partir do dia 10 de janeiro, dependendo ainda da evolução da doença e seguindo uma série de protocolos definidos pelas autoridades de saúde e educação. Nesta sexta-feira, a Prefeitura informou que, após uma série de reuniões com o Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, representantes das escolas particulares e sindicato dos trabalhadores municipais, ficou acordado o retorno gradual.  

 Segundo o GuarulhosWeb apurou, a partir de 10 de janeiro, as escolas particulares poderão retomar as atividades presenciais e a rede pública deverá estar adequada para acolher alunos, professores e funcionários, seguindo o planejamento elaborado pelos especialistas da Secretaria de Educação. 

O secretário municipal de Educação, Paulo César Matheus, informa que as escolas se encontram fechadas, mas não isoladas da comunidade. “Em todas elas, nossos servidores continuaram trabalhando, dando suporte aos estudantes e seus familiares. Além do Programa Saberes em Casa, veiculado no Portal da Educação e na TV aberta, os professores fizeram acompanhamento individual e em grupos de Whatsapp, se desdobraram para realizar atividades e foram mantidos programas de distribuição de cestas de alimentos e o Programa Leite em Casa. Com isso, garantimos uma alimentação regular para nossos alunos e seus familiares”, disse.  

A demora no retorno às aulas em detrimento a outras atividades liberadas desde maio segue decisões que envolvem o enfrentamento à pandemia, tomadas em conjunto com os técnicos da Secretaria de Saúde, que têm demonstrado a importância de se basear na ciência. “Guarulhos tem sido referência nesse momento, e vamos continuar agindo dentro dos mais rigorosos protocolos quando se trata de volta às aulas presenciais”. 

A Secretaria de Educação criou, ainda, Grupo de Trabalho Intersetorial que está elaborando a proposta pedagógica, planejando cada etapa dessa retomada gradual e segura. “Sempre atentos ao que prega a ciência e aos protocolos definidos pela OMS, fizemos os procedimentos de higienização recomendados no prédio da Secretaria e produzimos materiais informativos e educativos sobre o Covid-19. E, com nossas unidades fechadas, aproveitamos para realizar várias obras e melhorias, como compras de EPIs, EPPs entre outras adequações necessárias”, disse o secretário. 

 A volta às aulas em Guarulhos será gradual. Em um primeiro momento, estarão liberadas as estaduais, particulares e as conveniadas da Prefeitura. As escolas municipais deverão retornar até o final de janeiro. A principal medida definida pela Secretaria de Educação é priorizar o acolhimento. A preocupação é receber alunos, professores e funcionários de uma forma humanizada, reconhecendo que todos estão passando por uma profunda pressão emocional. 

 

 

Posso ajudar?