Levantamento que acaba de ser concluído revela que o ano letivo terminou na rede estadual com 3.477 escolas de Ensino Médio com grêmios estudantis ativos. O número corresponde a 70% de unidades em todo o Estado. Em apenas dois anos, cerca de 100 grupos novos foram criados. Os dados da pesquisa marcam o lançamento da página dedicada ao projeto no Portal da Educação, aberta a alunos e professores que podem elaborar as ações do grupo já no período de férias escolares.
Em São Paulo, as agremiações têm papel fundamental na gestão das escolas. Os líderes atuam atua nas áreas de comunicação, cultura, esporte, e social. Eles também ajudam em atividades que melhoram o aprendizado, como a promoção de cursos e debates, e em projetos que podem mudar o comportamento dos estudantes.
Para incentivar a formação de novos grupos em 2015, o novo endereço eletrônico reúne imagens, vídeos e exemplos de boas práticas realizadas em diferentes municípios paulistas. O espaço traz ainda um passo a passo para começar um grêmio e dicas sobre comissão, estatuto, funções do colegiado, Assembleia Geral, eleição e renovação de liderança.
“Os grêmios estimulam a atuação democrática do aluno. Ao lado de professores e diretores, eles são importantes na rotina das escolas. Por isso, a Secretaria incentiva a formação de novas chapas e grupos. Além disso, utilizamos os recursos tecnológicos para que o debate de novas ideias possa acontecer inclusive nas férias escolares”, destaca o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Uma outra área de extrema importância da atuação dos grêmios é a aproximar ainda mais as comunidades das escolas, um dos pilares da promoção do bom ambiente escolar e com impacto positivo no processo de aprendizado.