Educação

Autoridades internacionais participam de Encontro de Educação Ambiental no Eniac

Evento marcou início das discussões para a Rio + 20, que acontecerá em 2012

A faculdade Eniac recebeu ontem o 4º Encontro de Educação Ambiental, evento que contou com autoridades internacionais e teve como principal objetivo criar políticas públicas relacionadas ao tema. Na abertura dos debates, após uma benção dos índios Tupi-Guarani da cidade, o prefeito Sebastião Almeida e a secretária municipal de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, assinaram o termo que oficializa a criação do Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental da Prefeitura de Guarulhos (GTIEA). Durante o encontro, foi lançada a Cartilha de Cidadania Socioambiental, material a ser usado em orientações nas escolas.

"O Eniac é uma referência no país em preocupação com o Meio Ambiente, o que é um exemplo a ser seguido, motivando a realização do evento aqui", disse Almeida durante a mesa de abertura, que contou ainda com a presença do vice-prefeito, Carlos Derman, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, do diretor Nacional de Educação da pasta, Nilo Sérgio Melo Diniz e do mantenedor do Eniac, Ruy Guérios. O educador foi homenageado pela colaboração do Eniac com o meio ambiente, construindo o primeiro prédio sustentável da cidade e o primeiro do Brasil a abrigar uma instituição de ensino. De acordo com Guérios, o evento traz discussões importantes para a cidade: "Recebemos aqui no Eniac pessoas de nível internacional, que podem fazer a diferença de fato nas questões ambientais".

"As práticas sustentáveis são de total interesse regional e nacional, e a população pode ajudar nisso", completa Almeida. Durante o encontro, foi promovido ainda o Workshop Internacional da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental Rumo à Rio + 20, que tem por objetivo pautar as discussões sobre a conferência das Nações Unidas realizada no ano que vem no Rio de Janeiro. A representante das Nações Unidas, Pamela Puntenney, ressaltou a importância que o Brasil possui em relação aos temas ambientais, e destacou a urgência da criação de políticas de preservação das áreas verdes do país. O Encontro de Educação Ambiental continua hoje, no Adamastor Centro (Avenida Monteiro Lobato, nº 734, Macedo), a partir das 9h. Na ocasião, será promovida a 1ª Consulta Pública à Minuta de Lei para a Política Municipal de Educação Ambiental.

Posso ajudar?