O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em palestra realizada na tarde desta quinta-feira, no Teatro Adamastor, Centro, disse que Guarulhos tem todas as condições de contar com um parque tecnológico.
"Trata-se de uma das maiores economias municipais do país e a segunda do Estado de São Paulo. Além disso, tem logística privilegiada de transporte, mão de obra qualificada, conta com o Aeroporto Internacional de Cumbica e está próxima ao maior mercado consumidor nacional, que é a cidade de São Paulo."
Mercadante foi enfático em relação à possibilidade de Guarulhos instalar um parque tecnológico. "A inovação é o que move a economia contemporânea. Sem dúvida alguma, o parque tecnológico pode ser um passo importante para impulsionar a economia de Guarulhos e até mesmo a nacional", afirmou.
Segundo o prefeito Sebastião Almeida, as tratativas para a administração pública encontrar um espaço para a implantação do parque tecnológico estão bem avançadas. A área, de cerca de 200 mil metros quadrados, de propriedade da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), está localizada próxima à Cidade Satélite de Cumbica.
"A implementação do parque tecnológico é fundamental para o desenvolvimento de Guarulhos. Nesse sentido, a proximidade do aeroporto é um fator que nos diferencia. Para se ter ideia, 60% das importações relacionadas à tecnologia entram em nosso país por Cumbica", disse.