O novo Tracker, que só mantém o nome do homônimo comercializado no Brasil no início dos anos 2000, é daqueles carros que agradam motorista e passageiros nas mais diferentes condições. Reúne os atributos positivos de um SUV (boa dirigibilidade, desempenho e espaço interno) e deixa de lado outras características negativas em modelos dessa natureza (não é grandalhão nem beberrão). E mais: a opção da Chevrolet em trazer do México apenas o modelo top de linha (completinho) irá atender apenas o público que é, deixando para lá aqueles que parecem que têm uma SUV mas não têm.
Na cidade, por ser um modelo compacto, que deriva da mesma plataforma carros menores da marca, não parece ser um extraterrestre em meio ao trânsito urbano. Por não ser grandalhão, cabe facilmente em qualquer vaga, tem agilidade e – o melhor – força. Nas manobras, o sistema My Link (de série) oferece na tela no centro do painel imagens bastante nítidas da parte traseira sempre que se engata a ré.
Na estrada, comportamento de gente grande. O motor 1.8 Ecotec, o mesmo utilizado no Cruze, reage bem e não se intimida nas retomadas nem nas esticadas mais fortes. Basta pisar que o Tracker vai além dos limites de velocidade estabelecidos sem qualquer cerimônia. Em rodovias sinuosas, obedece muito bem sem sair em curvas mais fechadas, mesmo quando você entra um pouco mais forte.
O motor garante um consumo não tão exagerado. Conta ainda com o eficiente câmbio automático GF6 de segunda geração que reage bem aos comandos do pé nas mais diferentes condições.
Durante os 700 quilômetros rodados na avaliação, metade em estradas e a outra na cidade, o Tracker cravou a marca de 9 km/l de média final, utilizando-se de gasolina. Só na cidade, ficou próximo dos 8 km/l, com o ar condicionado acionado na maior parte do tempo. Ou seja, o motorista acaba tendo um bom custo benefício, ainda mais que a versão LTZ vem completinha, com recursos tecnológicos e bom nível de conforto para até cinco ocupantes. O porta-malas pode até deixar a desejar, mas garante espaço interessante para as bagagens de uma família pequena.
À primeira vista, os preços – estabelecidos a R$ 71.990 (completa menos airbags laterais e teto solar elétrico) e a R$ 74.490 (com tudo incluso) – podem até assustar um pouco. Mas quando se olha para a concorrência, é possível perceber que – apesar de apresentarem versões mais em conta de suas SUVs compactas, quando se coloca o mesmo nível de equipamentos do Tracker, todos ficam bem próximos.
A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de mudanças no modo manual sequencial oferecendo uma opção de esportividade. A transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e maior controle do veículo.
O mesmo ocorre em uma descida, situação em que a transmissão reduz as marchas de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.
A motorização do novo Tracker apresenta excelente desempenho para sua categoria, levando 11,5 segundos para ir de 0-100km/h e velocidade máxima de 189 km/h quando abastecido com etanol. Com gasolina o Tracker precisa de 11,7 segundos para ir de 0-100km/h e atinge a mesma velocidade máxima de 189 km/h.
Estilo e versatilidade
O modelo Tracker tem um visual com o DNA global da Chevrolet, com linhas que transmitem robustez, fluidez, movimento e estabilidade visual. As caixas de rodas são bastante pronunciadas, reforçando o visual robusto. O spoiler traseiro integrado à carroceria ressalta a dinâmica do design e o excelente coeficiente de arrasto. Com 4.248 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 1.647mm de altura, o Tracker oferece um excelente espaço interno. Utilizando o rack de teto é possível expandir o volume a ser transportado com suporte de até 75kg.
O interior foi elaborado com linhas fluidas, modernas e espaço interno bastante definido, possibilitando um interior bem organizado com até oito configurações de assentos. O veículo oferece também grande disponibilidade de portas objetos, além de um porta-malas de até 735L com os bancos rebatidos. O banco traseiro oferece rebatimento 60/40. Ao se rebater o banco do passageiro dianteiro é possível acomodar objetos de até 2300 mm de comprimento.
Um porta luvas superior oferece fácil acesso ao motorista, além de possuir uma bandeja para acomodar o smartphone dentro daquele espaço. Há ainda uma entrada USB bem localizada abaixo da bandeja, possibilitando a conexão do smartphone e outros dispositivos USB ao áudio do SUV. Ao lado da entrada USB está localizada uma entrada de áudio auxiliar.
MyLink
Outro item de destaque do Chevrolet Tracker é o exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink – “Bring Your Own Media”, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.
O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play.