Além do ganho de potência (agora são 155 cavalos), uma das principais novidades do 2.0 que ganhou a nomenclatura Flex One, é a inclusão de um sistema flex que dispensa subtanque para partida a frio. O GuarulhosWeb teve a oportunidade de avaliar uma versão LXR, que vem com câmbio automático de cinco marchas. Há ainda o EXR, top de linha, e o LXS, de entrada que ainda utiliza o motor 1.8 mas com câmbio manual de seis marchas.
A avaliação, realizada neste início de outono, quando as temperaturas são amenas, não apurou como é a partida a frio, quando o termômetro cai a menos de 10 graus e pode fazer alguma diferença. Mas, segundo a Honda, o novo sistema é eficiente já que, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.
No pé, o Civic LXR Flex One demonstra que vai longe. Ágil, é rápido o suficiente para deixar o motorista bastante satisfeito nas mais diferentes condições. Em estrada, desenvolve velocidades mais altas sem titubear. Basta pisar que a resposta vem logo.
O câmbio automático permite trocas de marchas rápidas e eficientes, mesmo nos momentos em que é necessário reduzir e acelerar de uma hora para outra, como numa ultrapassagem a um caminhão numa subida, em uma estrada de mão dulpa.
A eficiência e as respostas do motor aparecem mesmo quando o botão ECON), introduzido na versão 2012, está acionado, para que a condução seja mais econômica. O computador de bordo revela um consumo, com etanol, na faixa dos 6 a 7 km/l na cidade, chegando a quase 10 km/l na estrada.
Para garantir a sensação de conforto, mesmo a LXR não sendo a versão top de linha, o Civic oferece uma central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, com comandos localizados no próprio volante.
Os motores do Honda Civic 2014 são equipados com a injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que gera 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina.
A transmissão automática possui a tecnologia paddle-shift, que proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem a necessidade de tirar as mãos do volante.