Cinema

AVALIAÇÃO – New Fiesta Power Shift, o hatch que até fala

A Ford se reinventa com a apresentação de novos carros, que oferecem sistemas bem interessantes, que levam inovações tecnológicas a modelos compactos.

Durante uma semana, o GuarulhosWeb avaliou um modelo New Fiesta Hatch com motorização 1.6 16V TiVCT Flex, equipado com o eficiente câmbio automático Power Shift, além de alguns equipamentos para lá de interessantes. O sistema de conectividade Sync, por exemplo, é de fácil assimilação e permite ao motorista assumir o comando de diversos itens por meio de comandos bastante simples. O telefone celular interage a partir de um comando de voz, em português brasileiro, sem meias-palavras.

Basta acionar o sistema, após o telefone estar conectado pelo Bluetooth, a partir de um botão no volante que uma voz feminina já sugere que você diga um comando, a partir de um menu que fica bem aparente no centro do painel. Ligar para…. Pronto. Pelo viva-voz, a conversa segue sem sobressaltos mesmo em meio ao trânsito sem tirar a atenção do volante.

Mas este é apenas um detalhe – que chama a atenção, é verdade – no compacto “premium” da Ford. O New Fiesta, que já é fabricado no Brasil – o primeiro modelo apresentado vinha do México -, tem o motor Sigma 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente. Conta com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina.

Trata-se de um motor bem esperto, que permite retomadas precisas e agilidade em meio ao trânsito. Neste momento, entra em ação o Power Shift, que oferece tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, que garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade.

O sistema permite ainda a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência. A combinação motor/câmbio permite um bom nível de consumo de combustível.

Avaliado apenas na cidade, o New Fiesta Hatch 2014 fez média próxima aos 8 km/l, abastecido com etanol, um número bastante expressivo para o ciclo urbano. Segundo a Ford, o motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. No consumo,faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão PowerShift.

O que o carro oferece:

sistema de conectividade SYNC,  que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português.

– dois airbags.

– controle de estabilidade e tração

– assistente de partida em rampa

– freio ABS de última geração.

– chave programável MyKey

– interior, de estilo "cockpit 

–  tela multifuncional integrada com o sistema SYNC.

– ar-condicionado digital

– vidros elétricos com abertura e fechamento global

– rodas de alumínio de 15 polegadas

 

Preço:

R$ 48.990 – com transmissão automática PowerShift

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