Durante uma semana, o GuarulhosWeb avaliou um modelo New Fiesta Hatch com motorização 1.6 16V TiVCT Flex, equipado com o eficiente câmbio automático Power Shift, além de alguns equipamentos para lá de interessantes. O sistema de conectividade Sync, por exemplo, é de fácil assimilação e permite ao motorista assumir o comando de diversos itens por meio de comandos bastante simples. O telefone celular interage a partir de um comando de voz, em português brasileiro, sem meias-palavras.
Basta acionar o sistema, após o telefone estar conectado pelo Bluetooth, a partir de um botão no volante que uma voz feminina já sugere que você diga um comando, a partir de um menu que fica bem aparente no centro do painel. Ligar para…. Pronto. Pelo viva-voz, a conversa segue sem sobressaltos mesmo em meio ao trânsito sem tirar a atenção do volante.
Mas este é apenas um detalhe – que chama a atenção, é verdade – no compacto “premium” da Ford. O New Fiesta, que já é fabricado no Brasil – o primeiro modelo apresentado vinha do México -, tem o motor Sigma 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente. Conta com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina.
Trata-se de um motor bem esperto, que permite retomadas precisas e agilidade em meio ao trânsito. Neste momento, entra em ação o Power Shift, que oferece tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, que garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade.
O sistema permite ainda a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência. A combinação motor/câmbio permite um bom nível de consumo de combustível.
Avaliado apenas na cidade, o New Fiesta Hatch 2014 fez média próxima aos 8 km/l, abastecido com etanol, um número bastante expressivo para o ciclo urbano. Segundo a Ford, o motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. No consumo,faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão PowerShift.
O que o carro oferece:
– sistema de conectividade SYNC, que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português.
– dois airbags.
– controle de estabilidade e tração
– assistente de partida em rampa
– freio ABS de última geração.
– chave programável MyKey
– interior, de estilo "cockpit
– tela multifuncional integrada com o sistema SYNC.
– ar-condicionado digital
– vidros elétricos com abertura e fechamento global
– rodas de alumínio de 15 polegadas
Preço:
R$ 48.990 – com transmissão automática PowerShift